quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Portalegre: XII Encontro Nacional de Municípios com Centros Históricos (ENMCH), 26 e 27 de Outubro


Subordinado ao tema "Os caminhos da reabilitação urbana e os endereços do turismo", a iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Portalegre, abordará vários problemáticas no âmbito das políticas urbanas de reabilitação dos centros históricos e sobre o ordenamento do território dos munícipes envolvidos. O encontro vai contar com a presença dos Municípios de Vila do Conde, Coimbra, Viana do Castelo, Lagos e Portalegre e ainda com o contributo da Escola Superior Artística do Porto.
A autarquia de Vila do Conde irá debruçar-se sobre o tema: "A reabilitação urbana e o turismo cultural" e a Escola Superior Artística do Porto apresentará por sua vez "um modelo de cálculo para avaliação do potencial comercial e turístico dos centros históricos". No segundo dia desta iniciativa, o Município de Coimbra vai apresentar "os impactos positivos e negativos da reabilitação urbana no turismo" enquanto a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta "A junção da tradição à modernidade, importantes para o desenvolvimento sustentado do turismo urbano",
Durante o encontro, os Municípios de Portalegre e Lagos vão explanar os seus argumentos sobre a reabilitação do centro histórico do primeiro, ao abrigo do Programa POLIS, e o reforço estrutural na Igreja do Carmo, no centro histórico do segundo. (+ info / inscrições)

Sem comentários: