terça-feira, 11 de setembro de 2007

XII ATELIER MINOM INTERNACIONAL: 26, 27 e 28 de OUTUBRO de 2007


O MINOM – Movimento Internacional para uma Nova Museologia organizará em Portugal o seu XII Atelier MINOM subordinado ao tema MUSEUS E SOCIEDADE:
- “AGARRAR A MUDANÇA”
- QUE ACÇÃO?
- QUE PENSAMENTO COMUM?
O agrupamento português do MINOM conta com o apoio da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e da Câmara Municipal de Setúbal que enquadrarão do ponto de vista museológico e logístico esta iniciativa. O XII Atelier MINOM Internacional, que será realizado nos dias 26 a 28 de Outubro de 2007 nas cidades de Lisboa e Setúbal, pretende reunir todas as pessoas interessadas na Sociomuseologia e nas actividades museológicas ligadas a participação activa dos cidadãos, para reflectir e debater acerca das profundas mudanças em curso nas sociedades contemporâneas e o modo com estas se relacionam com os conceitos gerais da própria Sociomuseologia, com a gestão dos museus e com o exercício profissional dos museólogos.

1 comentário:

Isabel Victor disse...

Que acção ? Que pensamento ?

O XII Atelier MINOM,encerrou há poucas horas. Superou as melhores expectativas. Foi um verdadeiro forum de ideias. Uma tribuna aberta de discussão e renovação do pensamento museológico ! O Atelier MINOM foi fértil em ideias e de propostas de revisão de conceitos (nomeadamente os conceitos de " Território " de "Património" e " identidade " que até agora constituíram a trilogia da Nova Museologia). Saíu reforçada a ideia de compromisso entre os museus e os movimentos sociais. Sabendo-se que os museus são sempre instrumentos de poder (resta saber a quem servem num determinado momento e contexto). Posicionamento claro da Nova Museologia, face aos problemas das comunidades, favorecendo os propósitos do desenvolvimento sustentado na linha do altermundismo.

Saudações museológicas