segunda-feira, 24 de setembro de 2007

IGESPAR: Jornadas Europeias do Património de 28 a 30 de Setembro. Património em Diálogo


As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, com o objectivo da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional acessível ao público gratuitamente.
O tema escolhido pelo IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico para as Jornadas Europeias do Património de 2007 - "PATRIMÓNIO em DIÁLOGO", parte da ideia-base de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica.
O IGESPAR convida o público a "sair" do monumento e a tentar compreendê-lo nas múltiplas vertentes que caracterizam a sua envolvente. Através deste desafio lançado às comunidades e aos seus agentes dinamizadores, o IGESPAR pretende incentivar o "diálogo" e a "partilha" entre todas as entidades com responsabilidade na gestão do património e do território, bem como promover o processo de participação integrada que torna sustentável a política de valorização do Património. No norte do país estão programadas 58 acções (+ programa)

Sem comentários: