O Museu do Douro vai realizar no próximo dia 26 de Novembro o II Fórum do Património Imaterial do Douro – «Como Documentar o Intangível? A Resposta dos Museus», e que se traduz na necessicidade de preservar e divulgar os testemunhos da cultura material e imaterial das populações que construíram a paisagem duriense.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
MUSEU DO DOURO: Fórum sobre Património Imaterial
O Museu do Douro vai realizar no próximo dia 26 de Novembro o II Fórum do Património Imaterial do Douro – «Como Documentar o Intangível? A Resposta dos Museus», e que se traduz na necessicidade de preservar e divulgar os testemunhos da cultura material e imaterial das populações que construíram a paisagem duriense.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
COIMBRA: Seminário Sobre Cultura Autárquica
O Município de Coimbra e a Associação Nacional de Municípios Portugueses promovem nos próximos dias 11 e 12 de Novembro o seminário "Triunfo das Políticas Culturais Autárquicas". O encontro que decorrerá na Casa Municipal da Cultura, contará com representantes da cultura autárquica de todo o país, procurando privilegiar a reflexão e a discussão sobre os actuais desafios das políticas culturais municipais, com vista ao engrandecimento e promoção da Cultura. O acesso é gratuito, embora sujeito a inscrição (+ info).
FNAC: Festa da Cultura do Porto
Na primeira quinzena de Novembro, a FNAC festeja a Cultura do Porto nas suas lojas e em vários pontos da cidade em colaboração com a Associação Comercial do Porto, Centro Português de Fotografia, Cineclube do Porto, Coliseu do Porto, Passos Manuel e Teatro Nacional São João. A programação cultural é constituída por música ao vivo com bandas portuenses, encontros e tertúlias com escritores e outras personalidades da cidade, peças de teatro e exposições, entre outros eventos dedicados à Invicta. Estão ainda agendadas visitas guiadas ao Porto de Fernão Lopes e ao Porto Romântico pelo historiador e jornalista Germano Silva (+ info)
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
LISBOA: Encontro sobre Museus de Ciência e Tecnologia
terça-feira, 26 de outubro de 2010
ENCONTRO NACIONAL: Serviços Educativos
O ICOM Portugal organiza no dia 7 de Fevereiro de 2011, no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa, o encontro "Serviços Educativos em Portugal: Ponto da situação". Pretende-se promover uma reflexão sobre o estado actual dos serviços educativos em Portugal e as suas perspectivas para o futuro, com o objectivo de produzir um documento com recomendações. Pretende-se ainda dar a conhecer o CECA - Comité Internacional do ICOM para a Educação e Acção Cultural.
O encontro terá a presença de Emma Nardi do CECA Europa, que irá apresentar a actividade do CECA e falar sobre o papel que os serviços educativos têm na mediação cultural nos museus, seguindo-se a apresentação de Paula Azeredo, técnica superior de um serviço de educação, sobre as expectativas relativamente à educação em museus e as ferramentas para a definição de uma política.
LISBOA: Seminário de Turismo Cultural
O seminário "Promover o Turismo, Capitalizar a Cultura" é destinado aos dirigentes das áreas do Turismo e Cultura do poder local e central, realizar-se-á no dia 3 de Dezembro de 2010, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Promete debater a importância da sustentabilidade do património cultural, do seu planeamento, estratégia e visão em função da experiência do visitante/turista enquanto factores críticos de sucesso ao seu desenvolvimento. A organização é do Grupo ILM , do Turismo de Portugal e do IGESPAR. (+ info)
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
FEUP: Seminário sobre avaliação de risco em Património
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
PORTO: Ciclo de Conferências no ADP
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
IPP: Concerto Comemorativo
Os bilhetes podem ser adquiridos / reservados directamente na bilheteira do Coliseu.
INVENIRE: Nova Revista de Bens Culturais
Será apresentada no próximo dia 6 de Outubro, no Museu Nacional de Arte Antiga, pelas 18.00 horas, a revista INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja, nova publicação semestral do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
Única publicação nacional que se dedica a informar sobre o património cultural, documental e artístico da Igreja Católica em Portugal, aposta na difusão de projectos de salvaguarda e intervenções de valorização, mas também na divulgação de estudos inéditos, propostas de interpretação actuais e obras pouco conhecidas do público em geral. É essa a sua especificidade. A articulação entre temas da actualidade, numa vertente informativa, e estudos de natureza científica, baseados em investigações originais.
Projectos de grande qualidade, dirigidos por especialistas e consolidados por técnicos habilitados, são cada vez mais uma realidade no universo das dioceses. Esmorecem por falta de divulgação, padecendo, assim, do desconhecimento do público em geral. Nesta imensa tarefa de valorização e credibilização dos Bens Culturais da Igreja, INVENIRE pretende, em última análise, traduzir essa realidade.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
COIMBRA: 2º ENCONTRO WHPO
Com a realização do I Encontro Internacional WHPO (World Heritage Portuguese Origin), em 27, 28 e 29 de Abril de 2006, a Universidade de Coimbra, a Comissão Nacional da UNESCO, o IGESPAR e o ICOMOS Portugal deram início a um processo pioneiro na história da cooperação cultural portuguesa.
O pioneirismo dessa iniciativa reside no facto de pela primeira vez se desenvolverem esforços para juntar os países que têm património cultural de influência portuguesa e discutir formas de cooperação efectiva para o acesso e a gestão do património mundial, nos moldes propostos pela Estratégia Global da UNESCO.
Dando sequência às conclusões do 1º Encontro Internacional WHPO, vai realizar-se o 2º Encontro WHPO, de 23 a 26 de Outubro de 2010, também organizado pela Universidade de Coimbra, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO, o Ministério da Cultura de Portugal, o ICOMOS Portugal e pelo Turismo de Portugal.
Este encontro tem como objectivo principal a constituição da REDE WHPO.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
PORTO: Evocação de Guerra Junqueiro
No dia 18 de Setembro, Sábado, comemoram-se os 160 anos do nascimento do poeta Guerra Junqueiro. A Casa Museu situada na Rua D. Hugo no Porto preparou para esse dia um conjunto de actividades evocativas de entrada livre.
(p/ visualizar programa carregar na imagem).
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
MAIA: CINEMA NA TERRA
Entre outros objectivos, este ciclo pretende descentralizar a cultura, levando-o a todas as zonas do concelho, aproveitando as mais-valias dos espaços das freguesias e abrindo-os à sociedade civil. A 7 Devaneios pretende, também, marcar a diferença através de uma abordagem pouco habitual: levar a cultura às pessoas, não esperando que as pessoas procurem por ela, cumprindo assim, um dos seus objectivos enquanto associação cultural: sensibilizar e educar para a cultura.
Para além da programação cinematográfica, farão parte deste ciclo outras manifestações artísticas e culturais, como a dança, a música, entre outras.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO
As Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património. Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património realizar-se-ão este ano nos dias 24, 25 e 26 de Setembro.
O IGESPAR, coordenador nacional do evento, lançou o tema “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA”, pretendendo vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais e os acontecimentos históricos que lhes estão associados. O Património, nas suas diferentes manifestações, documenta um percurso espaço-tempo das sociedades; viajar pelas cidades, percorrer o território observando vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de factos históricos e políticos, da humanização das paisagens, da produção técnica e científica, literária ou artística, é como ter, entre mãos, um inesgotável mapa que nos ajuda a entender de onde viemos e a escolher para onde podemos seguir.
Com o objectivo de incentivar o usufruto dos espaços patrimoniais, diversas entidades, públicas e privadas, irão associar-se a este evento através da realização de um vasto leque de iniciativas, contribuindo para a aproximação física e emocional das pessoas aos monumentos, conjuntos e sítios. (Programa)
terça-feira, 11 de maio de 2010
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2010
segunda-feira, 12 de abril de 2010
terça-feira, 23 de março de 2010
PORTO: Dia Nacional dos Centros Históricos
Entrada livre e visitas guiadas aos edifícios classificados aderentes, música, cinema/projecção, peddy-papers , exposições, conferências, workshops , tertúlias, animação de rua e um cruzeiro no Rio Douro são algumas das inúmeras iniciativas de livre acesso marcadas para o próximo sábado, dia 27, às quais se associam ainda vários estabelecimentos de restauração localizados no Centro Histórico e na sua envolvente, que oferecem petiscos e digestivos a 1 euro. Um dia que promete ser em cheio, com propostas que têm início a partir das 9h00 e outras, como o primeiro concerto Porto Sounds de 2010, que só terminarão já no dia 28. (+ programa completo)
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
BRAGA: Seminário sobre Produtos e Indústrias Culturais
O Seminário Produtos e Indústrias Culturais. Dos Recursos à Comercialização é uma iniciativa do Mestrado em Património e Turismo Cultural do Departamento de História da Universidade do Minho e do Centro de Investigação Transdisciplinar: Cultura, Espaço e Memória – CITCEM que visa proporcionar aos alunos e ao público em geral o contacto com investigadores e agentes implicados na transformação de recursos em produtos turísticos, na criação de marcas e nos diferentes processos de criação de destinos turísticos e sua comercialização.
O evento terá lugar no Auditório do Museu D. Diogo de Sousa pelas 14h00 do próximo dia 23 de Janeiro, Sábado. (+ info. e inscrições)
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
REVISTA TIME OUT TERÁ EDIÇÃO "PORTO"
A revista Time Out terá uma edição mensal “Porto” já a partir de Abril, num projecto autónomo ao existente em Lisboa. Segundo declarações de João Cepeda, director da Time Out Lisboa, ao jornal "Público", o novo projecto será "feito por pessoas do Porto e para as pessoas do Porto, e não uma revista para turistas" e terá sede na Rua Miguel Bombarda. O imenso fervilhar socio-cultural da cidade nos últimos anos é apontado como razão principal desta nova aposta e será liderado pelo jornalista Jorge Manuel Lopes.