quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MINISTÉRIO DA CULTURA - GPEARI: Estudo sobre os Sectores Cultural e Criativo

O GPEARI – Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Cultura lançou um estudo sobre os sectores cultural e criativo em Portugal, cujas conclusões agora se conhecem. Trata-se de um relatório, a cargo de Augusto Mateus & Associados, que pela primeira vez identifica e caracteriza com rigor o conjunto de actividades, indústrias e profissionais que integram o sector e respectivo desempenho no período 2000-2006.
Fruto de uma investigação complexa que agregou informação dispersa, o estudo revela dados até agora totalmente desconhecidos e que divergem, em dimensão, de um levantamento feito pela Comissão Europeia em finais de 2006.
O estudo surge no âmbito da criação da Agenda Europeia para a Cultura (AEC), aprovado por unanimidade dos 27 estados da UE em Novembro de 2007. O documento fixa um conjunto de objectivos a serem prosseguidos no triénio 2008-2010, identificando os mecanismos necessários à sua consecução, enumerando-se, entre eles, a consulta regular à sociedade civil e a prossecução de uma política fundada na análise objectiva da dimensão, características, forças e fragilidades do sector. (+ info. e download de nota estatística)

Sem comentários: