terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PORTO: Congresso Internacional sobre Cidades, Culturas e Sociabilidades


Numa organização da AGIR – Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural e o apoio do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, decorre no Auditório Nobre desta faculdade nos próximos dias 10 e 11 de Abril, o I Congresso Internacional sobre Cidades, Culturas e Sociabilidades. Pretende-se mobilizar perspectivas interdisciplinares para reflectir e debater a(s) cultura(s) urbana(s) bem como as sociabilidades que se geram nas cidades, tendo em conta a potenciação que as mesmas geram na sociedade como um todo.

Objectivos:
As políticas da desindustrialização e a reconstrução dos espaços urbanos promoveram o aparecimento de novas infra-estruturas urbanas cujos símbolos são os centros comerciais, os hipermercados, os espaços museológicos, as zonas ribeirinhas de lazer ou os parques temáticos. Um dos traços distintivos da arquitectura destes espaços é a sua função lúdica sendo o espaço colectivo cada vez menos um espaço público, face à entrega sistemática destes à administração privada. Os "novos" centros das cidades apareçam abstraídos do espaço e tempo exteriores, excluindo todos os aspectos negativos da cidade como a sujidade, a toxicodependência, o trânsito e a pobreza.

Temas:
Barreiras Arquitectónicas
Campus Universitários
Centros Comerciais
Centros Históricos
Cidades Sustentáveis
(Des)industrialização Urbana
Espaços Museológicos
Género e Urbanismo
Habitação Urbana
Memória Histórica
Ordenamento dos Territórios Metropolitanos
Parques e Espaços Públicos
Parques Tecnológicos
Parques Temáticos
Renovação Urbana
Sociabilidades
Tribos Urbanas
Urbanismo e Turismo
Violência Urbana

Resumos e Comunicações:

Envio por e-mail (em alternativa: disquete ou CD-Rom), até 20 de Março de 2009.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou arquiteta com deficiência física, coordeno um Núcleo de Pesquisa sobre Acessibilidade e Desenho Universal - Núcleo Pró-Acesso - na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ.
Há cerca de 20 anos me dedico à pesquisa desta temática e recentemente estou fazendo minha pesquisa para pós-doutorado sobre Acessibilidade aos Museus tombados pelo Patrimônio Histórico do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Apenas ontem tive notícias sobre este maravilhoso evento. Pena que o programa do Congresso já esteja definido e que já estamos muito próximos da data em meados deste mês de abril. Estou certa que teria muito a colaborar e espero obter informações sobre os resultados do evento e se possível ter acesso aos trabalhos.
Atenciosamente,
Regina Cohen reginacohen@terra.com.br