segunda-feira, 30 de novembro de 2009
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
SERRALVES: PENSAR O MUSEU
Por ocasião do décimo aniversário do Museu de Serralves, decorrerá de 26 a 28 de Novembro um encontro internacional subordinado ao tema “Pensar o Museu”. O programa “organizado em três momentos propõe debater o futuro dos museus de arte contemporânea e as dinâmicas subjacentes à produção, mediação e recepção da arte. Desde o questionar do lugar da arte num mundo globalizado, à discussão sobre a identidade das colecções e sobre a capacidade que os museus, hoje, têm de produzir conhecimento e de envolver públicos diversos, pretende-se estimular um debate crítico que interrogue o papel do Museu na sociedade actual”. (programa+inscrições)
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
PAÇOS DE FERREIRA: Jornadas Sobre a Função Social do Museu
A Câmara Municipal de Paços de Ferreira em parceria com a secção portuguesa do MINOM- Movimento Internacional Para Uma Nova Museologia, organizam as XIX Jornadas Sobre a Função Social do Museu, subordinadas ao tema “O Trabalho como Património Museológico”, a terem lugar em Paços de Ferreira (Museu da Citânia de Sanfins e Museu do Móvel) entre 13 e 15 de Novembro de 2009. Estas Jornadas, abertas à participação tanto de utentes como de profissionais de museus, propõem-se ser um espaço de troca de experiências e técnicas e de reflexão colectiva sobre as finalidades da museologia e da museografia. Os debates em grupos de trabalho incidirão sobre os temas específicos "Patrimónios do Trabalho", "Memórias do Trabalho" e "Economuseologia".
(inscrições + programa)
I.P.V. CASTELO: II Fórum Ibérico de Museologia da Educação
O II Fórum Ibérico de Museologia da Educação foi adiado para os próximos dias 5, 6 e 7 de Fevereiro de 2010, já que a data inicial coincidiu com a realização das eleições legislativas.
A iniciativa tem por temática “A Herança Educativa em Portugal e Espanha: entre esperanças e incertezas” e terá lugar no Auditório Prof. Lima de Carvalho do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
O Fórum destina-se a todos as pessoas implicadas na preservação e estudo da herança educativa, em Portugal e Espanha, investigadores, estudantes (de licenciatura, mestrado e doutoramento), a conservadores e técnicos superiores de museus, a professores de qualquer nível de ensino, a técnicos e responsáveis autárquicos dos domínios da educação e da cultura, que tenham a conservação da herança educativa e a museologia como centro de interesse, de estudo ou de preocupação. (+ info.)
SEMINÁRIO DE VILAR, Porto: Fulgores dos Tempos
O Departamento dos Bens Culturais da Igreja do Secretariado Diocesano de Liturgia da Diocese do Porto promove na terça-feira, 3 de Novembro, das 14h30 às 17h00, concluindo com um concerto às 21h30, um Seminário de Encerramento do projecto de Inventariação, Catalogação e Dinamização dos Bens Culturais da Diocese do Porto, a realizar na Casa de Vilar. Este projecto conta com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
O projecto de inventariação e catalogação dos Bens Culturais tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos, procurando conduzir à elaboração de um catálogo estruturado dos bens culturais, nomeadamente das esculturas, pinturas, mobiliário religioso e litúrgico, ourivesaria, talha dourada, paramentos, alfaias destinadas ao culto, vestes litúrgicas, bem como manuscritos, impressos e livros litúrgicos. O trabalho desenvolvido tem procurado seguir todas as regras modernas de preservação e catalogação. Muitos destes dados, particularmente esculturas e pinturas, já se encontram disponíveis no sítio da Diocese, ou no endereço http://inweb.bcdp.org
(+ info.)
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
MNSR, Porto: Exposição sobre Henrique Pousão
No âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Henrique Pousão, inaugura amanhã, quinta-feira, dia 22 de Outubro às 18h00, no Museu Nacional Soares dos Reis, a exposição "Diário de um Estudante de Belas-Artes - Henrique Pousão (1859-1884)”. Trata-se da segunda iniciativa expositiva dedicada à memória do pintor, figura relevante da Arte Portuguesa do Século XIX, já que o museu recebeu entre Março e Junho passado uma outra mostra intitulada “Esperando o Sucesso” – Impasse Académico e Modernismo de Henrique Pousão".
A partir de amanhã, a nova mostra poderá ser visitada às terças, das 14h às 18h, e de quarta a domingo, das 10h às 18h até ao próximo dia 7 de Janeiro de 2010. (+ info)
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
CPF, PORTO: Fotografia Antiga
O CPF – Centro Português de Fotografia inaugura amanhã, dia 17 de Outubro, Sábado pelas 16h00, a exposição “J. Laurent e Portugal – Fotografia do século XIX”. A mostra é organizada pela APPh. - Associação Portuguesa de Photographia em parceria com a DGARQ - Direcção Geral de Arquivos / Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia com peças que pertencem a coleccionadores privados e a instituições oficiais. Procura–se divulgar o pleno dos trabalhos que J. Laurent fez em Portugal e tem como comissários Ângela Camila Castelo–Branco e Alexandre Ramires, sócios fundadores da APPh. e Carlos Teixidor, curador dos espólios fotográficos de Laurent depositados no Instituto do Património Cultural de Espanha - IPCE e no arquivo fotográfico Ruiz Vernacci, Madrid. Para ver até 31 de Dezembro.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
MINISTÉRIO DA CULTURA - GPEARI: Estudo sobre os Sectores Cultural e Criativo
O GPEARI – Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Cultura lançou um estudo sobre os sectores cultural e criativo em Portugal, cujas conclusões agora se conhecem. Trata-se de um relatório, a cargo de Augusto Mateus & Associados, que pela primeira vez identifica e caracteriza com rigor o conjunto de actividades, indústrias e profissionais que integram o sector e respectivo desempenho no período 2000-2006.
Fruto de uma investigação complexa que agregou informação dispersa, o estudo revela dados até agora totalmente desconhecidos e que divergem, em dimensão, de um levantamento feito pela Comissão Europeia em finais de 2006.
O estudo surge no âmbito da criação da Agenda Europeia para a Cultura (AEC), aprovado por unanimidade dos 27 estados da UE em Novembro de 2007. O documento fixa um conjunto de objectivos a serem prosseguidos no triénio 2008-2010, identificando os mecanismos necessários à sua consecução, enumerando-se, entre eles, a consulta regular à sociedade civil e a prossecução de uma política fundada na análise objectiva da dimensão, características, forças e fragilidades do sector. (+ info. e download de nota estatística)
Fruto de uma investigação complexa que agregou informação dispersa, o estudo revela dados até agora totalmente desconhecidos e que divergem, em dimensão, de um levantamento feito pela Comissão Europeia em finais de 2006.
O estudo surge no âmbito da criação da Agenda Europeia para a Cultura (AEC), aprovado por unanimidade dos 27 estados da UE em Novembro de 2007. O documento fixa um conjunto de objectivos a serem prosseguidos no triénio 2008-2010, identificando os mecanismos necessários à sua consecução, enumerando-se, entre eles, a consulta regular à sociedade civil e a prossecução de uma política fundada na análise objectiva da dimensão, características, forças e fragilidades do sector. (+ info. e download de nota estatística)
MUSEU DO CÔA: Jornadas do Património Cultural do Douro 2009
Tem lugar no próximo dia 29 de Outubro de 2009, no Auditório do Museu do Côa, pelas 9h30, o próximo encontro das Jornadas do Património Cultural do Douro 2009, subordinado ao tema “Novas Arquitecturas do Douro”, promovido pela Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro/Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, em parceria com o IGESPAR, e organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.
Este Encontro visa, a partir de alguns exemplares de obras e projectos de edificações recentes no Douro, debater o papel da arquitectura contemporânea enquanto importante factor de valorização do território e de qualificação da Região Duriense. (programa + inscrições)
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2009
Nos próximos dias 25, 26 e 27 de Setembro (de Sexta a Domingo) celebram-se, em Portugal, as Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema VI(R)VER o PATRIMÓNIO.
Segundo o IGESPAR, “pretende-se este ano chamar a atenção para a experiência integral e para a vivência quotidiana que o Património nos permite, e para o facto de o Património, neste caso na sua expressão física, edificada, fazer parte integrante e activa de toda a actividade humana em todas as suas facetas”.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente. (ver programa)
PORTO: DIA MUNDIAL DO TURISMO
Sob proposta da Organização Mundial de Turismo (OMT), celebra-se no próximo Domingo, 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo, este ano sob o mote “Celebrar a Diversidade”.
O Município do Porto preparou um programa alusivo, resultado da colaboração de várias instituições e empresas. O programa agendado inclui a entrada gratuita nos principais museus e monumentos, visitas guiadas pedestres ao Centro Histórico Património da Humanidade e, ainda, ofertas simbólicas aos turistas, na Cidade e no Aeroporto. (ver programa)
quinta-feira, 16 de julho de 2009
PORTO: PATRIMÓNIO INTERVENÇÃO
O Congresso Património 2010, subordinado ao tema "Património Intervenção" é uma organização da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e do Insitituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR). Pretende apresentar e discutir “formas de abordagem ao problema da intervenção em património através da apresentação de casos práticos”, estando prevista, nesse sentido, uma visita técnica ao Mosteiro de Tibães (Braga). O congresso decorrerá entre 15 e 17 de Abril de 2010 na FEUP. (informações + inscrições)
quinta-feira, 2 de julho de 2009
VIANA DO CASTELO: II Fórum Ibérico de Museologia da Educação
O Núcleo de Educação, História e Museologia do Centro de Investigação e Intervenção Educativas-CIIE, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e a Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE, organizam nos próximos dias 25, 26 e 27 de Setembro o II Fórum Ibérico de Museologia da Educação subordinado ao tema “A Herança Educativa em Portugal e Espanha: entre esperanças e incertezas”. O Fórum realiza-se no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e destina-se a todos as pessoas implicadas na preservação e estudo da herança educativa, em Portugal e Espanha, investigadores, estudantes (de licenciatura, mestrado e doutoramento), a conservadores e técnicos superiores de museus, a professores de qualquer nível de ensino, a técnicos e responsáveis autárquicos dos domínios da educação e da cultura, que tenham a conservação da herança educativa e a museologia como centro de interesse, de estudo ou de preocupação. (+ info.)
quinta-feira, 25 de junho de 2009
SEMINÁRIO, PORTO: A Gestão de Museus e de Instituições Culturais
No âmbito da Pós-Graduação em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos, organizada pela EGP-UPBS, Escola de Negócios da Universidade do Porto, terá lugar amanhã, dia 26 de Junho (Sexta-feira), às 19h00, no Pólo dos Salazares (sala 6), o seminário "A Gestão dos Museus e de Instituições Culturais - O caso de sucesso da Fundação de Serralves".
Este evento contará com presença de Odete Patrício, Directora Geral da Fundação de Serralves e de João F. Proença, coordenador da Pós-Graduação. (+ info.)
sexta-feira, 29 de maio de 2009
CASA OFICINA ANTÓNIO CARNEIRO: Reabertura
Após o encerramento de mais de uma década, a Casa Oficina António Carneiro (COAC) no Porto, reabriu ao público dia 27, depois de profundas obras de recuperação. Situada no gaveto da Rua de António Carneiro com a Avenida de Camilo, o edifício foi construído na década de 1920, para atelier dos artistas António Carneiro (1872-1930) e seu filho Carlos Carneiro (1900-1971), figuras marcantes da Arte Portuguesa, nomeadamente nos contexto Simbolista e Modernista, respectivamente. Aqui viveu, também, o outro filho de António Carneiro, o distinto compositor Cláudio Carneyro (1895-1963). O edifício está agora transformado num equipamento polivalente. Será museu (a Sala Memória, no antigo atelier, vai evocar a família do artista e a história do própria casa), galeria de exposições temporárias (a primeira mostrará uma selecção de pintura do próprio António Carneiro pertencente ao espólio municipal) e casa-oficina (a antiga ala residencial acolherá actividades diversas). O espólio que vai decorar e preencher o edifício é constituído por três centenas de pinturas e inclui também documentos, correspondência, catálogos, fotografias e materiais de pintura, para além do mobiliário original da casa.
terça-feira, 12 de maio de 2009
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS: 18 DE MAIO
O Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa do ICOM (Conselho Internacional de Museus da UNESCO), celebra-se em todo o mundo no dia 18 de Maio, este ano sob o tema “Museus e Turismo”. Em Portugal, nos últimos anos, o mês de Maio tem vindo a associar-se na opinião pública aos museus devido a esta importante celebração, a que acresce a Noite dos Museus, que se comemora este ano no dia 16 de Maio, no Sábado anterior ao Dia Internacional dos Museus. Com estas celebrações, os Museus e Palácios do IMC assim como os Museus da Rede Portuguesa de Museus proporcionam aos visitantes actividades de dinamização cultural criativas, pluridisciplinares e transversais, que estimulem o conhecimento e a aproximação dos diferentes públicos aos patrimónios e regiões dos Museus e Palácios, com vista ao desenvolvimento sustentável do turismo nestes locais. (ver Programa)
quinta-feira, 7 de maio de 2009
BICENTENÁRIO DA 2ª INVASÃO FRANCESA: Recriação Histórica da Batalha do Porto
A Área Metropolitana do Porto e a Associação Napoleónica Portuguesa, apoiadas por vários parceiros, pretende evocar o esforço e sacrifício do povo durante a ocupação pelo exército francês no ano de 1809.
No seu programa de iniciativas destaca-se, nos dias 9 e 10 de Maio, a recriação histórica da Batalha do Porto, travada no dia 12 de Maio de 1809 e agora relembrada, 200 anos depois da invasão da cidade pelo exército de Soult. Após a resistência infrutífera da guarnição da cidade ocorreu o célebre e triste episódio da Ponte das Barcas, instalando-se Soult no Porto, a custo evitando o saque completo do burgo. A 9 de Maio de 1809 as tropas anglo-lusas sob o comando de Wellesley acabariam por expulsar os últimos invasores, repondo a soberania nacional na cidade do Porto. Desta cidade sairiam muitos dos efectivos que iriam integrar um Exército Português renovado, combatendo sem parar em todas as frentes de batalha principais da Guerra Peninsular. (consultar Programa)
No seu programa de iniciativas destaca-se, nos dias 9 e 10 de Maio, a recriação histórica da Batalha do Porto, travada no dia 12 de Maio de 1809 e agora relembrada, 200 anos depois da invasão da cidade pelo exército de Soult. Após a resistência infrutífera da guarnição da cidade ocorreu o célebre e triste episódio da Ponte das Barcas, instalando-se Soult no Porto, a custo evitando o saque completo do burgo. A 9 de Maio de 1809 as tropas anglo-lusas sob o comando de Wellesley acabariam por expulsar os últimos invasores, repondo a soberania nacional na cidade do Porto. Desta cidade sairiam muitos dos efectivos que iriam integrar um Exército Português renovado, combatendo sem parar em todas as frentes de batalha principais da Guerra Peninsular. (consultar Programa)
sábado, 25 de abril de 2009
IV JORNADAS PATRIMÓNIO ARTERIAL: terceira sessão
No próximo dia 29 de Abril, no Auditório da Escola Superior de Educação, decorrerá a terceira conferência do IV ciclo de Jornadas de Património ARTErial. Esta conferência incidirá sobre as Teorias e Práticas do Património e terá como oradores a Doutora Laura Castro (Docente da Escola das Artes, UCP - Conservação e Restauro), a Mestre Margarida Coelho (Arquitecta) e o Doutor Manuel Fráguas.
Programa:
10h00 Recepção dos participantes
10h15 Abertura da sessão
10h30 Laura Castro (Docente Escola das Artes, UCP - Conservação e Restauro)
11h00 Margarida Coelho (Arquitecta)
11h30 Pausa para café
12h00 Manuel Fráguas
Debate
quinta-feira, 9 de abril de 2009
EFIM'09: "num instante... o património"
A Experiência Fotográfica Portuguesa dos Monumentos (EFPM) "num instante... o património" é uma proposta de criação artística promovida pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), no âmbito do projecto internacional denominado por "Experiência Fotográfica Internacional dos Monumentos" (EFIM), que decorre entre o dia 03 de Abril e o dia 20 de Abril de 2009.A EFIM é uma actividade organizada pela Generalitat de Catalunya (Espanha) e com o apoio do Conselho da Europa (Direcção da Cultura e do Património Natural e Cultural) que visa difundir o trabalho dos jovens criadores e alunos que saibam captar, através da sua objectiva, a riqueza do património monumental da Europa e dos países mediterrânicos. O resultado internacional desta experiência terá visibilidade nas Jornadas Europeias do Património, em Setembro, através da edição de um catálogo internacional e da realização de uma exposição internacional na qual serão exibidos os trabalhos vencedores dos concursos nacionais. (+ Info)
segunda-feira, 6 de abril de 2009
JORNADAS PATRIMÓNIO ARTERIAL: nova sessão
Numa organização do 3º Ano do Curso de Gestão de Património, decorre na próxima quarta-feira, dia 8 de Abril, no Auditório da ESE-Escola Supeior de Educação do Porto, mais uma sessão das IV Jornadas Património Arterial, desta vez dedicada ao Património Ambiental e Natural. O programa é o seguinte:
14h30 Recepção dos participantes
14h45 Abertura da sessão
15h00 Paulo Magalhães
(Coordenador do Departamento Jurídico da QUERCUS)
15h45 Clara Castro Poças
(Directora do Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida,
Câmara Municipal de Valongo / Parque Paleozóico de Valongo)
Câmara Municipal de Valongo / Parque Paleozóico de Valongo)
16h30 Debate
sexta-feira, 27 de março de 2009
PORTO: Conferência sobre Centros Históricos e Livro sobre Reabilitação Urbana
Decorre no próximo dia 1 de Abril na Sala de Actos da ESAP-Escola Superior Artística do Porto, pelas 18h00, uma conferência pelo Prof. Doutor Francisco Queiroz intitulada "Pólos Universitários e(m) Centros Históricos". Pretende-se abordar "O deslocamento de estabelecimentos de ensino superior para áreas urbanas periféricas, levado a cabo em Portugal sobretudo nos últimos trinta anos, tem sido inspirado no modelo do "campus" universitário. É sabido que tal processo de deslocamento constitui uma das causas de decadência dos respectivos centro históricos. Com base nesse diagnóstico, tem-se assistido ultimamente a tentativas de reverter o processo, sendo disso exemplo a recente instalação de um pólo de ciências da saúde no centro histórico de Vila Nova de Gaia".
No final da conferência, será feito o lançamento do livro "Conservação Urbana e Territorial Integrada: Reflexões sobre salvaguarda, reabilitação e gestão de centros históricos em Portugal", da autoria de Francisco Queiroz e Ana Margarida Portela (Livros Horizonte). (+ info)
quinta-feira, 26 de março de 2009
PORTO: DIA NACIONAL DOS CENTROS HISTÓRICOS
No próximo sábado, dia 28 de Março, comemora-se o Dia Nacional dos Centros Históricos, evocação instituída em 1993, graças a um convénio celebrado entre o Governo e a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico. Neste contexto, a Câmara Municipal do Porto preparou um conjunto de iniciativas que prometem animar a Baixa Portuense: entrada gratuita nos monumentos classificados aderentes, realização de visitas pedestres guiadas ao Centro Histórico e aos monumentos aderentes, realização de um espectáculo musical e outro de marionetas, participação num cruzeiro no rio Douro ou numa subida vertical de balão são algumas das aliciantes propostas feitas a todos aqueles que se desloquem ao Centro Histórico neste dia. Os apreciadores da boa gastronomia portuguesa podem ainda contar com a oferta dos mais variados petiscos disponíveis em alguns dos estabelecimentos da zona histórica, ao preço de 1 euro. (+ info e programa)
quarta-feira, 25 de março de 2009
FÓRUM DE ERMESINDE: Exposição PLANET CARAVAN
A Câmara Municipal de Valongo promove no Fórum de Ermesinde, a partir do próximo dia 28, Sábado, uma mostra colectiva de fotografia, pintura e desenho de Ângela Berlinde, César Taíbo e valter hugo mãe denominada "PLANET CARAVAN". Nela os artistas "decidem abordar os quadrantes da irrealidade da viagem, enquanto fugaz sedução de um mundo que perde peso e adquire a leveza do paraíso. As obras surgem num espaço poético que combina as viagens cinematográficas de Ângela berlinde, com os reflexos da pintura “comics abstraction” de César Taíbo e a luminosidade esdrúxula das mulheres, nos desenhos valter hugo mãe. O projecto expositivo apresenta-se como uma reflexão em torno das várias linguagens artísticas: a fotografia, a pintura o desenho, da forma como cada linguagem se revela particular no seu meio através do seu discurso próprio e como se inter-relacionam".
Patente até 31 de Maio (+ info).
sexta-feira, 20 de março de 2009
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS - 18 de Abril de 2009: Património e Ciência
Em complemento à declaração, pelas Nações Unidas, de 2009 como Ano Internacional da Astronomia, o ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2009 o tópico "Património e Ciência", com o objectivo de proporcionar uma oportunidade de reflexão e de reconhecimento do papel da ciência (e tecnologia) no património cultural, e, ainda, de incentivar a discussão sobre os potenciais benefícios e ameaças da ciência no futuro no tocante à salvaguarda e à conservação do património. (+ programa)
quarta-feira, 18 de março de 2009
MUSEU ROMÂNTICO: Oficinas de Páscoa
Numa organização da 7 Devaneios e da C.M.Porto, irão decorrer no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha um conjunto de actividades de Páscoa intituladas “Um Museu. Um Mundo de Sensações”. As oficinas previstas, que se destinam a crianças entre os 6 e 12 anos, terão uma primeira edição entre 31 de Março e 3 de Abril, seguindo-se uma segunda edição a decorrer entre 7 e 9 de Abril. E-mail: 7devaneios@gmail.com
segunda-feira, 16 de março de 2009
IGESPAR e IMC: Estágios profissionalizantes
No âmbito das obrigações do IGESPAR decorrentes do Protocolo de Colaboração com a DGIDC - Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular e como consta do ponto b) da cláusula Primeira do protocolo: "conceber oferta formativa relevante no domínio da formação profissionalizante dirigida às escolas dos ensinos básico e secundário, designadamente através da disponibilização de estágios para cursos de Educação e Formação em áreas em que o IMC e o IGESPAR detêm saber específico", foram disponibilizadas vagas para estágios de 2 meses - Abril e Maio - nos serviços do Mosteiro da Batlha, Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro de Alcobaça e Parque Arqueológico de Foz Côa (consultar lista e contactos).
sexta-feira, 13 de março de 2009
CCVILA FLOR: Exposição de fotografia
O Centro Cultural Vila Flor em Guimarães inaugura amanhã, dia 14 de Março, Sábado, pelas 18h00, uma nova exposição de fotografia. Denominada "Caligrafias / Figura Humana”, as imagens são da autoria de Marcus Garcia, e retratam "uma experiência sobre o quotidiano urbano, enquanto lugar de expressão de indivíduos através de intervenções no espaço público.
O resultado é uma linguagem visual feita de escritas pertencentes a campos diversos como as artes, a publicidade e a expressão popular, e que se sobrepõem na construção de ficções."
O resultado é uma linguagem visual feita de escritas pertencentes a campos diversos como as artes, a publicidade e a expressão popular, e que se sobrepõem na construção de ficções."
A mostra estará patente no CCVF até dia 26 de Abril (+ info)
quinta-feira, 12 de março de 2009
quarta-feira, 11 de março de 2009
IV JORNADAS PATRIMÓNIO ARTERIAL: 12 de Março - ARTES PERFORMATIVAS
Programa
10h00 - Recepção dos participantes
10h15 - Abertura da sessão
10h30 - Beatriz Albuquerque (Artista)
Abordagem sucinta acerca da performance e da dualidade performance e Internet. Desenvolvimento e exemplos do seu próprio percurso artístico na performance com a abordagem de resolução de recursos, montagens, apresentação, gestão na obra performativa.
11h10 - Isabel Alves Costa e Mauro Rodrigues (Comédias do Minho)
Comédias do Minho / Novas narrativas para novas centralidades
11h50 - Pausa para café
12h10 - Né Barros (Balleteatro)
Criação e Formação nas Artes Performativas / A partir do exemplo e experiência pessoal nadirecção de um centro como o balleteatro, pretende-se expôr e discutir questões eproblemáticas que se envolvem com o desenvolvimento das artes performativas.
Debate
segunda-feira, 9 de março de 2009
IV JORNADAS PATRIMÓNIO ARTERIAL
O terceiro ano do Curso de Gestão do Património da ESE-Escola Superior de Educação do Porto, organiza as IV Jornadas Património Arterial que terão início na próxima quinta-feira, dia 12 de Março. Neste primeiro debate serão abordadas questões relativas às Artes Performativas. Todas as sessões terão lugar no Auitório da ESE do Porto e a entrada é gratuita.
terça-feira, 3 de março de 2009
ICOM PORTUGAL: Jornadas sobre Museus e Turismo
O ICOM Portugal organiza nos dias 27 e 28 de Abril de 2009, na Fundação Gulbenkian em Lisboa, as VII Jornadas Anuais, com o tema:
MUSEUS E TURISMO: ANTAGONISTAS OU PARCEIROS? COMPETIDORES OU COLABORADORES?
Vão estar presentes oradores nacionais e internacionais de renome, entre os quais o Director Geral do ICOM, Julien Anfruns, e a Presidente da World Federation of Friends of Museums Commission on Sustainable Tourism, AnaLuisa Delclaux.
No site do ICOM encontram-se disponíveis a ficha de inscrição, o programa provisório das Jornadas, uma selecção bibliográfica, notas biográficas dos oradores e os resumos das comunicações. As línguas de trabalho serão o português e o inglês (não haverá tradução simultânea).
A participação é gratuita mas limitada à capacidade da sala e é necessário fazer inscrição prévia.
Entretanto está já disponível on line o nº de Informação ICOM.PT II(4) Mar-Mai 2009 onde consta uma breve refelexão sobre o tema "Museus e turismo. Que experiências?"
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
FÁBRICA BORDALO PINHEIRO: PETIÇÃO ON LINE
Uma petição a circular na Internet e que reúne 241 assinaturas pede a intervenção do Estado, no sentido de salvaguardar o espólio de Bordalo Pinheiro e salvar a fábrica de Caldas da Rainha. “Num momento em que a vida desta empresa conhece piores dias e quando se perspectiva a venda da fábrica, apelamos a uma intervenção do Estado”, sustentam os subscritores, numa carta aberta dirigida ao primeiro-ministro e que acompanha o abaixo-assinado.
Os subscritores consideram que é necessário “salvaguardar o espólio do artista Bordalo Pinheiro” e mantê-lo na fábrica centenária, apostando numa “nova estratégia de qualidade e afirmação da marca Bordalo Pinheiro”.
“Aprofundar a inventariação, estudo, preservação e divulgação deste espólio”, “salvar a fábrica”, “estimular a renovação da marca Bordalo Pinheiro, envolvendo nomes prestigiados e novos valores do design e das artes” e “contribuir para a definição de uma estratégia que reposicione a marca num segmento de mercado de excelência a nível nacional e internacional” são outras das medidas que os subscritores reivindicam.
A petição foi lançada por um conjunto de personalidades, das quais se destacam a artista plástica Joana Vasconcelos e o presidente do Centro Português de Design Henrique Cayatte, que vieram demonstrar a sua “preocupação” na defesa de um património histórico considerado único, perante o futuro incerto da Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
IPP - 24 ANOS DE ACTIVIDADE
O IPP - Intituto Politécnico do Porto comemora, de 25 de Fevereiro a 8 de Março, 24 anos de actividade pedagógica, científica e cultural. Neste âmbito, foi programada uma quinzena de actividades dirigidas e oferecidas aos cidadãos das 6 cidades (Porto, Gaia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Felgueiras) onde se implantam escolas deste instituto. (Programa Comemorativo).
EXPOSIÇÃO “GIOTTO EM PÁDUA – OS FRESCOS DA CAPELA DE ARENA APÓS O RESTAURO DE 2002”
A Universidade do Porto acolhe, entre 26 de Fevereiro e 7 de Maio, uma réplica dos frescos de Giotto na Capela de Scrovegni, em Pádua, uma das mais proeminentes obras-primas da arte ocidental. A maqueta, construída em madeira e aço à escala de 1 por 4, reproduz os frescos tal como foram pintados em 1303, permitindo ao visitante ter a mesma emoção que a provocada pela visão dos frescos na própria capela. A pequena igreja mandada construir pelo banqueiro Enrico degli Scrovegni, em 1303, e consagrada à Virgem da Anunciação em 1305 é apresentada em réplica no átrio de Química da Reitoria da UP. A exposição fotográfica desta obra-prima de Giotto, considerado o grande renovador da pintura italiana, esteve já patente em Lisboa e Setúbal e a sua vinda ao Porto resulta de uma iniciativa conjunta da Universidade do Porto e do Consulado de Itália no Porto. (+ info e programa paralelo)
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
PORTO: Congresso Internacional sobre Cidades, Culturas e Sociabilidades
Numa organização da AGIR – Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural e o apoio do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, decorre no Auditório Nobre desta faculdade nos próximos dias 10 e 11 de Abril, o I Congresso Internacional sobre Cidades, Culturas e Sociabilidades. Pretende-se mobilizar perspectivas interdisciplinares para reflectir e debater a(s) cultura(s) urbana(s) bem como as sociabilidades que se geram nas cidades, tendo em conta a potenciação que as mesmas geram na sociedade como um todo.
Objectivos:
As políticas da desindustrialização e a reconstrução dos espaços urbanos promoveram o aparecimento de novas infra-estruturas urbanas cujos símbolos são os centros comerciais, os hipermercados, os espaços museológicos, as zonas ribeirinhas de lazer ou os parques temáticos. Um dos traços distintivos da arquitectura destes espaços é a sua função lúdica sendo o espaço colectivo cada vez menos um espaço público, face à entrega sistemática destes à administração privada. Os "novos" centros das cidades apareçam abstraídos do espaço e tempo exteriores, excluindo todos os aspectos negativos da cidade como a sujidade, a toxicodependência, o trânsito e a pobreza.
Temas:
Barreiras Arquitectónicas
Campus Universitários
Centros Comerciais
Centros Históricos
Cidades Sustentáveis
(Des)industrialização Urbana
Espaços Museológicos
Género e Urbanismo
Habitação Urbana
Memória Histórica
Ordenamento dos Territórios Metropolitanos
Parques e Espaços Públicos
Parques Tecnológicos
Parques Temáticos
Renovação Urbana
Sociabilidades
Tribos Urbanas
Urbanismo e Turismo
Violência Urbana
Resumos e Comunicações:
Objectivos:
As políticas da desindustrialização e a reconstrução dos espaços urbanos promoveram o aparecimento de novas infra-estruturas urbanas cujos símbolos são os centros comerciais, os hipermercados, os espaços museológicos, as zonas ribeirinhas de lazer ou os parques temáticos. Um dos traços distintivos da arquitectura destes espaços é a sua função lúdica sendo o espaço colectivo cada vez menos um espaço público, face à entrega sistemática destes à administração privada. Os "novos" centros das cidades apareçam abstraídos do espaço e tempo exteriores, excluindo todos os aspectos negativos da cidade como a sujidade, a toxicodependência, o trânsito e a pobreza.
Temas:
Barreiras Arquitectónicas
Campus Universitários
Centros Comerciais
Centros Históricos
Cidades Sustentáveis
(Des)industrialização Urbana
Espaços Museológicos
Género e Urbanismo
Habitação Urbana
Memória Histórica
Ordenamento dos Territórios Metropolitanos
Parques e Espaços Públicos
Parques Tecnológicos
Parques Temáticos
Renovação Urbana
Sociabilidades
Tribos Urbanas
Urbanismo e Turismo
Violência Urbana
Resumos e Comunicações:
Envio por e-mail (em alternativa: disquete ou CD-Rom), até 20 de Março de 2009.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
FORUM CULTURA E CRIATIVIDADE: Encontro sobre Mercado dos Museus
No âmbito do Fórum Cultura e Criatividade (FCC09), promovido pela Agência Inova, terá lugar no próximo dia 6 de Fevereiro no Centro de Congressos da Exponor (Auditório B4) em Matosinhos, o encontro O MERCADO DOS MUSEUS E O ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO ACADÉMICA E INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL. A iniciativa é promovida pela Comissão Nacional Portuguesa do ICOM e visa discutir a importância que se atribui à questão da formação para os profissionais dos museus e a sua adequação aos perfis funcionais em causa, especialmente à formação ministrada ao nível do ensino superior, principal agente promotor de conhecimento. (+ info)
domingo, 18 de janeiro de 2009
APGPC: QUE FUTURO?
No sentido de serem desenvolvidos esforços para a reactivação da Associação Portuguesa de Gestores de Património (APGPC) , vai realizar-se no próximo dia 21 de Janeiro, Quarta-feira, plas 14h00 no Auditório da ESE - Escola Superior de Educação do Porto, uma conferência intitulada "APGPC - QUE FUTURO?!".
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
III JORNADAS PATRIMÓNIO ARTERIAL: 2ª SESSÃO
A segunda sessão das III Jornadas Património Arterial, organizadas pelo curso de Gestão do Património da Escola Superior de Educação do Porto, terá lugar no próximo dia 13 de Janeiro de 2009, terça-feira, no Auditório da ESE. Esta sessão será inteiramente dedicada ao Património Musical. Entrada livre (+ info)
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
SEMINÁRIO DE VILAR: apresentação de projecto de inventariação
No próximo dia 19 de Janeiro realizar-se-á, na Casa Diocesana de Vilar, o Seminário de Apresentação do Projecto de Inventariação-catalogação e dinamização dos Bens Culturais da Diocese do Porto. O presente projecto desenvolve-se em relação de continuidade com o anterior Projecto de Inventariação do Património Móvel da Diocese do Porto,relativamente ao qual introduz novas áreas de inventariação-catalogação, assim como o consolidação da aposta no desenvolvimento de uma cultura deproximidade potenciadora de uma real dinamização do Património.
O Seminário encontra-se aberto a todos os interessados mediante inscrição (gratuita) até dia 16 de Janeiro próximo.
Para ver o programa, clickar p.f. sobre a imagem.
Inscrição e Informações:
Secretariado Diocesano de Liturgia
Departamento dos Bens Culturais da Igreja
mail: geral@bcdp.org
Subscrever:
Mensagens (Atom)