quarta-feira, 5 de março de 2008

1º Encontro de Blogs de Museus: algumas notas


Decorreu no passado sábado, dia 1 de Março, no Museu da Chapelaria de São João da Madeira um encontro de promotores e utilizadores de blogs de museus. Com a amável apoio da Câmara Municipal de São João da Madeira e após as boas-vindas do seu vice-presidente, Dr. Rui Costa, deram-se início às apresentações programadas. Assim, a directora do museu anfitrião, Susana Menezes, responsável pelo do blog do Museu da Chapeleria, caracterizou os seus objectivos, realçando algumas das suas vantagens na aproximação ao público e alguns dos critérios na selecção e actualização da informação.
Seguiu-se a apresentação do blog eMuseu que a sua autora, Ana Pires, utiliza na divulgação de tecnologias e ferramentas que servem a promoção dos museus e das suas actividades, mas também na procura de soluções para as dificuldades. Contextualizou, pertinentemente, os cinco anos da blogosfera portuguesa e a dos museus especificamente, tendo sido apresentados diversos exemplos estrangeiros na implementação de estratégias simples de interactividade e participação nos blogs por parte do público dos museus.
Por fim Ana Carvalho, autora do blog No Mundo dos Museus, apresentou um ponto da situação estatístico sobre os blogs de museus em Portugal, caracterizando as suas tutelas, ferramentas, âmbitos ou promotores, realçando as vantagens na sua utilização em rede.
No debate que se seguiu, abordou-se o reduzido custo e informalidade que os blogs apresentam para a promoção dos projectos museológicos, mas também das suas actividades e eventos. Discutiu-se o blog como meio de comunicação social e os seus recursos inesgotáveis de divulgação cultural e, acima de tudo, científica. A publicação on-line, via blogs, de trabalhos académicos ou outros com interesse para o trabalho nos museus poderá e deverá ser uma aposta dos seus promotores e tutelas. Conclui-se da notória vantagem na utilização de blogs na promoção e comunicação museológica, que deve obedecer a uma estratégia participada e colectiva de desenvolvimento socio-cultural e patrimonial. Outras oportunidades de troca de experiências e partilha de informações ainda mais participadas, parecem-nos fundamentais e importantes.
No final, realizou-se uma visita técnica ao Museu de Chapelaria que incluiu passagens pelos espaços referentes aos serviços educativos e às reservas. A directora, Susana Menezes, conduziu os participantes pelo percurso sedutor e muito bem conseguido da exposição permanente do Museu, onde é notória um amadurecimento de ideias e uma investigação coerente tendo em conta os objectivos, plenamente conseguidos, do Museu da Chapleria.

Sem comentários: