sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CPF, PORTO: Fotografia Antiga


O CPF – Centro Português de Fotografia inaugura amanhã, dia 17 de Outubro, Sábado pelas 16h00, a exposição “J. Laurent e Portugal – Fotografia do século XIX”. A mostra é organizada pela APPh. - Associação Portuguesa de Photographia em parceria com a DGARQ - Direcção Geral de Arquivos / Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia com peças que pertencem a coleccionadores privados e a instituições oficiais. Procura–se divulgar o pleno dos trabalhos que J. Laurent fez em Portugal e tem como comissários Ângela Camila Castelo–Branco e Alexandre Ramires, sócios fundadores da APPh. e Carlos Teixidor, curador dos espólios fotográficos de Laurent depositados no Instituto do Património Cultural de Espanha - IPCE e no arquivo fotográfico Ruiz Vernacci, Madrid. Para ver até 31 de Dezembro.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MINISTÉRIO DA CULTURA - GPEARI: Estudo sobre os Sectores Cultural e Criativo

O GPEARI – Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Cultura lançou um estudo sobre os sectores cultural e criativo em Portugal, cujas conclusões agora se conhecem. Trata-se de um relatório, a cargo de Augusto Mateus & Associados, que pela primeira vez identifica e caracteriza com rigor o conjunto de actividades, indústrias e profissionais que integram o sector e respectivo desempenho no período 2000-2006.
Fruto de uma investigação complexa que agregou informação dispersa, o estudo revela dados até agora totalmente desconhecidos e que divergem, em dimensão, de um levantamento feito pela Comissão Europeia em finais de 2006.
O estudo surge no âmbito da criação da Agenda Europeia para a Cultura (AEC), aprovado por unanimidade dos 27 estados da UE em Novembro de 2007. O documento fixa um conjunto de objectivos a serem prosseguidos no triénio 2008-2010, identificando os mecanismos necessários à sua consecução, enumerando-se, entre eles, a consulta regular à sociedade civil e a prossecução de uma política fundada na análise objectiva da dimensão, características, forças e fragilidades do sector. (+ info. e download de nota estatística)

MUSEU DO CÔA: Jornadas do Património Cultural do Douro 2009


Tem lugar no próximo dia 29 de Outubro de 2009, no Auditório do Museu do Côa, pelas 9h30, o próximo encontro das Jornadas do Património Cultural do Douro 2009, subordinado ao tema “Novas Arquitecturas do Douro”, promovido pela Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro/Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, em parceria com o IGESPAR, e organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.
Este Encontro visa, a partir de alguns exemplares de obras e projectos de edificações recentes no Douro, debater o papel da arquitectura contemporânea enquanto importante factor de valorização do território e de qualificação da Região Duriense. (programa + inscrições)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2009


Nos próximos dias 25, 26 e 27 de Setembro (de Sexta a Domingo) celebram-se, em Portugal, as Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema VI(R)VER o PATRIMÓNIO.
Segundo o IGESPAR, “pretende-se este ano chamar a atenção para a experiência integral e para a vivência quotidiana que o Património nos permite, e para o facto de o Património, neste caso na sua expressão física, edificada, fazer parte integrante e activa de toda a actividade humana em todas as suas facetas”.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente. (ver programa)

PORTO: DIA MUNDIAL DO TURISMO


Sob proposta da Organização Mundial de Turismo (OMT), celebra-se no próximo Domingo, 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo, este ano sob o mote “Celebrar a Diversidade”.
O Município do Porto preparou um programa alusivo, resultado da colaboração de várias instituições e empresas. O programa agendado inclui a entrada gratuita nos principais museus e monumentos, visitas guiadas pedestres ao Centro Histórico Património da Humanidade e, ainda, ofertas simbólicas aos turistas, na Cidade e no Aeroporto. (ver programa)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

ESE - GESTÃO DO PATRIMÓNIO: Curso de Especialização em Educação Patrimonial e Serviços Educativos


(Informações)

PORTO: PATRIMÓNIO INTERVENÇÃO


O Congresso Património 2010, subordinado ao tema "Património Intervenção" é uma organização da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e do Insitituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR). Pretende apresentar e discutir “formas de abordagem ao problema da intervenção em património através da apresentação de casos práticos”, estando prevista, nesse sentido, uma visita técnica ao Mosteiro de Tibães (Braga). O congresso decorrerá entre 15 e 17 de Abril de 2010 na FEUP. (informações + inscrições)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

VIANA DO CASTELO: II Fórum Ibérico de Museologia da Educação


O Núcleo de Educação, História e Museologia do Centro de Investigação e Intervenção Educativas-CIIE, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e a Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE, organizam nos próximos dias 25, 26 e 27 de Setembro o II Fórum Ibérico de Museologia da Educação subordinado ao tema “A Herança Educativa em Portugal e Espanha: entre esperanças e incertezas”. O Fórum realiza-se no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e destina-se a todos as pessoas implicadas na preservação e estudo da herança educativa, em Portugal e Espanha, investigadores, estudantes (de licenciatura, mestrado e doutoramento), a conservadores e técnicos superiores de museus, a professores de qualquer nível de ensino, a técnicos e responsáveis autárquicos dos domínios da educação e da cultura, que tenham a conservação da herança educativa e a museologia como centro de interesse, de estudo ou de preocupação. (+ info.)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

SEMINÁRIO, PORTO: A Gestão de Museus e de Instituições Culturais


No âmbito da Pós-Graduação em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos, organizada pela EGP-UPBS, Escola de Negócios da Universidade do Porto, terá lugar amanhã, dia 26 de Junho (Sexta-feira), às 19h00, no Pólo dos Salazares (sala 6), o seminário "A Gestão dos Museus e de Instituições Culturais - O caso de sucesso da Fundação de Serralves".
Este evento contará com presença de Odete Patrício, Directora Geral da Fundação de Serralves e de João F. Proença, coordenador da Pós-Graduação. (+ info.)

sexta-feira, 29 de maio de 2009

CASA OFICINA ANTÓNIO CARNEIRO: Reabertura


Após o encerramento de mais de uma década, a Casa Oficina António Carneiro (COAC) no Porto, reabriu ao público dia 27, depois de profundas obras de recuperação. Situada no gaveto da Rua de António Carneiro com a Avenida de Camilo, o edifício foi construído na década de 1920, para atelier dos artistas António Carneiro (1872-1930) e seu filho Carlos Carneiro (1900-1971), figuras marcantes da Arte Portuguesa, nomeadamente nos contexto Simbolista e Modernista, respectivamente. Aqui viveu, também, o outro filho de António Carneiro, o distinto compositor Cláudio Carneyro (1895-1963). O edifício está agora transformado num equipamento polivalente. Será museu (a Sala Memória, no antigo atelier, vai evocar a família do artista e a história do própria casa), galeria de exposições temporárias (a primeira mostrará uma selecção de pintura do próprio António Carneiro pertencente ao espólio municipal) e casa-oficina (a antiga ala residencial acolherá actividades diversas). O espólio que vai decorar e preencher o edifício é constituído por três centenas de pinturas e inclui também documentos, correspondência, catálogos, fotografias e materiais de pintura, para além do mobiliário original da casa.

terça-feira, 12 de maio de 2009

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS: 18 DE MAIO


O Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa do ICOM (Conselho Internacional de Museus da UNESCO), celebra-se em todo o mundo no dia 18 de Maio, este ano sob o tema “Museus e Turismo”. Em Portugal, nos últimos anos, o mês de Maio tem vindo a associar-se na opinião pública aos museus devido a esta importante celebração, a que acresce a Noite dos Museus, que se comemora este ano no dia 16 de Maio, no Sábado anterior ao Dia Internacional dos Museus. Com estas celebrações, os Museus e Palácios do IMC assim como os Museus da Rede Portuguesa de Museus proporcionam aos visitantes actividades de dinamização cultural criativas, pluridisciplinares e transversais, que estimulem o conhecimento e a aproximação dos diferentes públicos aos patrimónios e regiões dos Museus e Palácios, com vista ao desenvolvimento sustentável do turismo nestes locais. (ver Programa)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

BICENTENÁRIO DA 2ª INVASÃO FRANCESA: Recriação Histórica da Batalha do Porto


A Área Metropolitana do Porto e a Associação Napoleónica Portuguesa, apoiadas por vários parceiros, pretende evocar o esforço e sacrifício do povo durante a ocupação pelo exército francês no ano de 1809.
No seu programa de iniciativas destaca-se, nos dias 9 e 10 de Maio, a recriação histórica da Batalha do Porto, travada no dia 12 de Maio de 1809 e agora relembrada, 200 anos depois da invasão da cidade pelo exército de Soult. Após a resistência infrutífera da guarnição da cidade ocorreu o célebre e triste episódio da Ponte das Barcas, instalando-se Soult no Porto, a custo evitando o saque completo do burgo. A 9 de Maio de 1809 as tropas anglo-lusas sob o comando de Wellesley acabariam por expulsar os últimos invasores, repondo a soberania nacional na cidade do Porto. Desta cidade sairiam muitos dos efectivos que iriam integrar um Exército Português renovado, combatendo sem parar em todas as frentes de batalha principais da Guerra Peninsular.
(consultar Programa)