terça-feira, 15 de julho de 2008

LISBOA: Projecto 5ª à Noite nos Museus


O Projecto 5ªs à Noite nos Museus - Verão 2008 tem o objectivo de oferecer nas noites de Verão, às 5ªs feiras, de uma forma lúdica, descontraída e pedagógica outras vivências em espaços museológicos, através de actividades culturais diversificadas que visam atrair novos públicos, fidelizando os já existentes, mas também captar turistas em visita à cidade de Lisboa.

A par da oferta educativa de Verão dirigida a crianças e jovens, com este programa o IMC organiza um projecto-piloto com os museus de Arte Antiga, Arqueologia, Azulejo e Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, que se desdobra numa programação cultural diversificada com desconto de 50% na entrada e extensão do horário de funcionamento dos museus até às 23h00
. (+
informação)

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Novo livro: Ciência a Brincar, Descobre o Património!


No próximo dia 8 de Julho, terça -feira, pelas 16h00, no anfiteatro do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Adília Alarcão apresenta o livro Ciência a Brincar, Descobre o Património!, de Carlos Fiolhais e Constança Providência, da Editorial Bizâncio.
Através de várias actividades experimentais, os autores pretendem explicar “às crianças porque é que os carros fazem mal às florestas e aos monumentos, o que é a humidade e porque é tão importante controlá-la, como é que as forças naturais conseguem destruir o nosso património, porque ouvimos os ruídos do andar de cima e como eles poderiam ser reduzidos, porque se pintam de branco as casas do sul do nosso país, que luz entra através de um vitral, como são iluminadas as salas de aula ou ainda a simetria dos azulejos de alguns dos nossos monumentos.”
A sessão conta ainda com a presença do Pró-Reitor para o Património da Universidade de Coimbra, António Filipe Pimentel.

ESMAE: festival SET - SEMANA DAS ESCOLAS DE TEATRO


O festival SET - Semana das Escolas de Teatro pretende reunir todas as Escolas Profissionais, Superiores e Universitárias do país. Durante sete dias, de 7 a 13 de Julho, haverá no Porto muito teatro, música, performance, workshops, exposições, dança, vídeo e ateliers nas ruas da cidade. A organização é da ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do IPP e conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Porto. (+ informações e programação)

terça-feira, 1 de julho de 2008

FORUM CULTURA E CRIATIVIDADE 2008


A segunda edição do FCC08, numa iniciativa da Agência INOVA, terá lugar entre 19 e 23 de Novembro na Exponor/Matosinhos. A iniciativa integrará três actividades principais:

- TEMPUS – I Salão Internacional dos Museus e do Património, que visa reunir profissionais, organizações públicas, associativas e privadas que intervêm no estudo, conservação, valorização ou comunicação do Património Cultural;

- CONCEPTA - I Feira Internacional de Arte, Cultura e Indústrias Criativas, que pretende reunir agentes das indústrias criativas e culturais, desde a música, edição, cinema, video, design, artes plásticas e visuais e artes performativas e do palco;

- DEBATES FCC08 – tema: Gestão Pública e Gestão Privada na Cultura e que será dedicado no dia 20 à Agenda Cultural para a Europa, numa organização conjunta com o Ministérioa da Cultura/GPEARI.

Esperam-se cerca de 20.000 visitantes, dos quais 4000 profissionais.

UM/EEG: WORKSHOP DE TURISMO CULTURAL

O Núcleo de Investigação em Economia Europeia, Industrial e Internacional (Departamento de Economia e Gestão da Universidade do Minho) organiza no próximo dia 17 de Julho um Workshop denominado "Turismo Cultural: Valorização do Património Estatuário em Espaço Público". O encontro terá lugar no Anfiteatro 1.01 da Escola de Economia e Gestão, Campus de Gualtar, Braga. Inscrição até 09 de Julho de 2008
Para mais informações contactar: Dr.ª Carla Peixoto 934212487

sexta-feira, 6 de junho de 2008

ESE/GP: II JORNADAS PATRIMÓNIO ARTERIAL


Decorre na próxima quarta feira mais uma sessão das II Jornadas Património Arterial que decorrerá no auditório da Escola Superior de Educação do Porto. Estarão em debate questões referentes ao património arquitectónico, industrial, marítimo e natural. (+ info)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

C.M. GONDOMAR - Inauguração da Casa de Gramido


foto: Jornal de Notícias
A Casa Branca de Gramido, imóvel histórico na marginal de Valbom, em Gondomar, vai ser inaugurada, finalmente, no próximo sábado. Mais de dois anos depois de concluídas as obras de recuperação - a intervenção ficou pronta em Abril de 2006 - o edifício abre portas ao público. A cerimónia oficial de inauguração tem início marcado para as 10 horas. A recuperação da Casa Branca de Gramido - onde terá sido assinada a convenção para pôr fim às guerras entre liberais e absolutistas, a 29 de Junho de 1847 - é a primeira obra do programa Polis a ser inaugurada. O programa oficial da cerimónia, que contará com a presença do presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, inclui uma recriação histórica da Convenção de Gramido, a inauguração da exposição "O Homem, o uniforme e a arma" e um almoço de época. (+ info.)

terça-feira, 27 de maio de 2008

MNSR: Encontro Sobre Arte e Ciência


Ethology por Maria Manuela Lopes

O Instituto de Biologia Molecular e Celular e o Instituto de Engenharia Biomédica organizam no próximo dia 31 de Maio no Museu Soares dos Reis um encontro internacional sobre arte e ciência. O evento hYbrid: Reflections on Science and Art vai reunir artistas, cientistas, sociólogos e filósofos de todo o mundo para partilharem ideias sobre as fronteiras entre arte e ciência, num encontro em que se discute algumas das correntes mais inovadoras e polémicas da arte contemporânea (como a bioart,new media art, trangenic art...). Haverá também uma exposição no museu com trabalhos de alguns dos artistas convidados, de 29 de Maio a 4 de Junho.

ESE-Gestão do Património: conferência do Prof. Ernesto Melo e Castro


Terá lugar amanhã, dia 28 de Maio, pelas 11h00, na ESE-Escola Superior da Educação do Porto, uma conferência do Prof. Doutor Ernesto Melo e Castro denominada "Experimentalismo entre as Artes Plásticas e a Leitura". O evento é uma organização do NEAP - Núcleo de Estudos de Arte e Património no âmbito da disciplina de Programação e Produção Cultural do Curso de Gestão de Património.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS - 18 DE MAIO, DOMINGO


Decorre no próximo dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus subordinado ao tema “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento". O ICOM – Conselho Internacional de Museus - propõe que os museus reflictam sobre o seu papel social e ético na comunidade, e sugere que desenvolvam parcerias com as organizações e promovam o diálogo nas questões sociais e culturais. Exposições, visitas guiadas, concertos, peças de teatro, filmes, e outras actividades, são algumas das muitas propostas que os museus e palácios têm para oferecer com entrada gratuita.
A Noite dos Museus vai decorrer em 17 de Maio (Sábado) e constitui um desafio lançado aos museus para criar novos públicos através de programações concebidas para o efeito, visitas guiadas à noite, concertos, dormir no museu. Os museus integrados na Rede Portuguesa de Museus associam-se às celebrações de 17 e 18 de Maio, com a promoção de um programa muito expressivo que inclui 348 actividades no total dos 52 museus envolvidos. (agenda)

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Porto homenageia Humberto Delgado


Passam hoje 50 anos sobre a passagem pelo Porto do General Humberto Delgado. Em campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 1958, a cidade promoveu uma manifestção de apoio à sua candidatura que reuniu cerca de duzentos mil portuenses. Para assinalar a data, o Governo Civil do Porto, a Câmara Municipal do Porto e a Fundação Humberto Delgado, com a parceria do Instituto Politécnico do Porto, promovem um programa de actividades chamado "O meu coração ficará no Porto", que recorda os locais por onde o general passou. Destaca-se a exposição “O meu coração ficará no Porto” na Estação de São Bento e a inauguração de uma estátua do general Humberto Delgado da autoria de José Rodrigues na Praça Carlos Alberto. (+info. / programa)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

REITORIA DA UP: conferência "Collecting The New"


A Professora Susan Pearce (Universidade de Leicester), de visita à Universidade do Porto, profrirá na próxima segunda-feira, dia 12 de Maio, pelas 18h00, no Salão nobre da Reitoria da UP uma conferência intitulada "Collecting the New". O sinopse da apresentação é a seguinte:
The kind of collecting often called 'extreme' is a subject now much on the minds of museum workers. Extreme collecting includes much old material collected outside Europe in a range of intellectual regimes, war material, and 'difficult' art. I wish to concentrate on the aspect of it which focuses on collections, like those of egg cups or football programmes which are of great importance to individuals, but have little or no 'value' in traditional terms.
(+ info)