sexta-feira, 9 de maio de 2008

REITORIA DA UP: conferência "Collecting The New"


A Professora Susan Pearce (Universidade de Leicester), de visita à Universidade do Porto, profrirá na próxima segunda-feira, dia 12 de Maio, pelas 18h00, no Salão nobre da Reitoria da UP uma conferência intitulada "Collecting the New". O sinopse da apresentação é a seguinte:
The kind of collecting often called 'extreme' is a subject now much on the minds of museum workers. Extreme collecting includes much old material collected outside Europe in a range of intellectual regimes, war material, and 'difficult' art. I wish to concentrate on the aspect of it which focuses on collections, like those of egg cups or football programmes which are of great importance to individuals, but have little or no 'value' in traditional terms.
(+ info)

STCP - MUSEU DO CARRO ELÉCTRICO: desfile histórico


O Museu do Carro Eléctrico e a STCP promovem amanhã, sábado, 10 de Maio, o Desfile de Carros Eléctricos Históricos, uma iniciativa anual instituída pelo Museu.
Este ano, o Desfile de Carros Eléctricos Históricos será composto por dois percursos, um primeiro que percorrerá a marginal, entre o Infante e o Passeio Alegre, e um segundo que percorrerá o centro do Porto, partindo de Massarelos até à Batalha.
A primeira viagem pela marginal começará no Infante, pelas 15,30 horas, seguirá até ao Passeio Alegre e terminará no Museu do Carro Eléctrico. A segunda viagem terá início pelas 16h30, partindo do Museu até à Batalha e regressando a Massarelos.
Este ano, o Museu seleccionou um conjunto de 15 veículos representativos da história e memórias dos transportes colectivos na cidade, desde o início do século XX até aos anos 30. Irão desfilar, do Infante até à Foz e de Massarelos à Batalha, alguns dos mais belos exemplares da colecção do Museu numa recriação dos primeiros anos dos transportes públicos da cidade do Porto. O público poderá viajar nos eléctricos antigos, mediante a aquisição de bilhetes específicos que estarão à venda no Museu do Carro Eléctrico por € 3,50 (um percurso) e € 5 (dois percursos).

Para mais informações: Museu do Carro Eléctrico – 226 158 185/2


segunda-feira, 5 de maio de 2008

FNAC/IPP: Encontro às Quartas - O Olhar das Artes Plásticas


Vai ter lugar no dia 7 de Maio pelas 18h na FNAC de Santa Catarina, mais um "Encontro às Quartas – Discursos e Olhares Sobre o Sentido da Imagem" promovido pelo IPP / ESE – Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual. Desta vez estará em discussão "O olhar das Artes Plásticas" que será moderada pela Doutora Maria de Fátima Lambert. Os convidados são os editores e comissários David Barro e Paulo Reis, responsáveis pela revista Dardo.


segunda-feira, 21 de abril de 2008

GESTÃO DE PATRIMÓNIO: 3ª sessão das II Jornadas Património Arterial


Na próxima quarta-feira terá lugar a 3ª sessão das II Jornadas Património Arterial, organizadas pelos alunos do 3º e 4º anos do curso de Gestão do Património da ESE/IPP, dedicada ao Património e Necessidades Educativas Especiais.
Programa:
10h00 – Recepção dos participantes
10h10 – Abertura da sessão
10h15 – Dr. Miguel Santos (ESE/IPP)
10h45 – Dr. Leonel Morais (Espaço T)
11h15 – Pausa para café
11h30 – Dra. Filipa Moreira (Gestora do Património)
12h00 – Debate

segunda-feira, 14 de abril de 2008

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS: 18 de Abril


O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado, pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), em 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, sensibilizar para sua vulnerabilidade. O ICOMOS elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2008 o tópico "Património Religioso e Espaços Sagrados", com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização dos edifícios e obras de arte religiosas, bem como de todos os espaços investidos de valor sagrado pelas respectivas comunidades humanas. Considerando que a expressão cultural da religiosidade, enquanto dimensão humana universalmente presente, constitui um dos mais importantes componentes do património no mundo actual, e é uma das principais marcas da paisagem cultural portuguesa, propõe-se, no dia 18 de Abril de 2008, dedicar um olhar especial ao património religioso e aos espaços sagrados nas suas múltiplas dimensões - humana, social, cultural, simbólica e memorial. (Info + Programa)

GESTÃO DO PATRIMÓNIO: 2ª Sessão das II Jornadas Património Arterial


As II Jornadas Património Arterial, organizadas pelos alunos dos 3º e 4º ano do Curso de Gestão do Património da ESE/IPP, terão a segunda sessão dedicada ao Património Arqueológico e decorrerá na próxima quarta-feira, dia 16 de Abril, no Auditório da ESE Porto.

O programa é o seguinte:

10h15 - Recepção dos participantes
10h30 - Abertura da Sessão
10h40 - Drª Maria Belém Paiva (Dir. Regional Cultura do Norte)
11h10 - Dr. António Silva (Gab. Arqueo. Urbana - CMPorto)
11h40 - Pausa para café
12h00 - Dr. Ricardo Teixeira e Dr. Vítor Fonseca (Arqueologia e Património)
12h30 - Debate

terça-feira, 1 de abril de 2008

Univ. Católica, Porto: FESTIVAL AUDIOVISUAL BLACK & WHITE


A Escola das Artes, com residência na Universidade Católica, no Porto, organiza de 2 a 5 de Abril e pelo quinto ano consecutivo o Festival Audiovisual Black & White (B&W). Este é "um evento único no mundo por se dedicar exclusivamente a trabalhos a preto e branco e por ser um convite tripartido que reúne cinema, áudio e fotografia", explicou Jaime Neves, durante a apresentação do certame. A organização afirma ter recebido mais de 150 obras candidatas, incluindo fotografia, áudio, curtas-metragens, animação, vídeo experimental e musical, ficção e documentário. De entre estas, foram seleccionadas 64 obras provenientes de 14 países, entre os quais estão Portugal, México, EUA e Brasil, com destaque para a forte presença de países de Leste, como a Macedónia, Roménia, Rússia ou Ucrânia. Os prémios a atribuir distribuem-se pelas categorias de melhor vídeo ficção, melhor documentário, melhor vídeo de animação, melhor vídeo experimental, melhor vídeo musical, melhor peça sonora, melhor fotografia, prémios votados pelo público e o Grande Prémio B&W (+ info)

quinta-feira, 27 de março de 2008

Porto: Dia Nacional dos Centros Históricos


O Dia Nacional dos Centros Históricos será assinalado no Porto amanhã, dia 28 de Março, sexta-feira, com um conjunto de actividades e eventos organizados pela empresa municipal Portolazer. Do programa consta um leque variado de actividades:

Balão - Subida Vertical em balão de ar quente, na Avenida dos Aliados, às 19.00horas.


Cinema - "Porto da minha infância" de Manoel de Oliveira, às 22.00horas, na Praça da Ribeira e ainda "Jaime" de António Pedro Vasconcelos, às 22.00horas, no Cais da Estiva.

Cruzeiro - Circuito das 6 pontes.

Gastronomia - Petiscos a 1euro nos estabelecimentos do Centro Histórico.

Música - Concerto de Música na Praça da Ribeira com a "Let´s Groove" Big Band, que pertence ao Grupo Musical de Miragaia, às 00.00horas

Turismo - Entradas gratuitas nos monumentos classificados aderentes. Visitas guiadas pedestres ao Centro Histórico. Circuitos Minitrem. (+info)

quinta-feira, 13 de março de 2008

GESTÃO DO PATRIMÓNIO: II Jornadas Património Arterial


As II Jornadas Patrimonio Arterial organizadas pelo Curso de Gestão do Património da ESE/Porto terão a primeira sessão no próximo dia 19 de Março, Quarta-feira e será dedicada à Produção Cultural.

Programa:

09h30 – Recepção dos participantes
10h00 – Abertura da sessão
10h15 – Dr. Michael DaCosta
11h00 – Dra. Susana Marques (Setepés)
11h45 – Pausa para café
12h00 – Dr. Tiago Andrade (Centro Cultural de Vila Flor)
12h45 – Debate

A actividade realiza-se no auditório da ESE e a entrada é gratuita.

terça-feira, 11 de março de 2008

EXPO: O SURREALISMO NA COLECÇÃO FUNDAÇÃO CUPERTINO MIRANDA


O Centro de Estudos do Surrealismo que tem a sua sede na Fundação Cupertino de Miranda (Vila Nova de Famalicão) organiza a exposição O Surrealismo na Colecção Fundação Cupertino de Miranda I. A mostra que inaugura no próximo dia 15, Sábado, apresenta 96 obras (pinturas, desenhos, fotografias, objectos e esculturas) do acervo da colecção do Centro de Estudos do Surrealismo – Fundação Cupertino de Miranda nas múltiplas variantes linguísticas, genéricas, temáticas e técnicas da produção plástica, dos autores que protagonizaram a aventura da intervenção surrealista em Portugal. Entre outros, estarão patentes obras de Carlos Eurico da Costa, Júlio, Manuel D’Assumpção, Alxandre O’Neill, Alfredo Margarido, António Pedro ou António Dacosta (foto). Contribuir para a preservação da memória do Surrealismo português, na evidência material das suas produções artísticas, eis um dos objectivos desta exposição.
(+ info)

quarta-feira, 5 de março de 2008

Viana do Castelo: casa mais antiga reabre como museu


A Casa dos Nichos, o edifício mais antigo do Centro Histórico de Viana do Castelo, reabre quinta-feira transformada em espaço museológico, após um investimento camarário de 370 mil euros, informou hoje fonte municipal.
O novo equipamento disponibilizará todas as informações sobre o acervo arqueológico do concelho vianense e disporá de um espaço multimédia para que os visitantes possam fazer uma «viagem virtual» pelos diversos sítios classificados.
Uma viagem que conduz para a mamoa de Afife, as gravuras de Carreço, o castro e castelo do Monte da Guilheta, a citânia de Santa Luzia, a ponte de Tourim, a igreja de S Cláudio, o paço de Anha ou a igreja de Santa Maria de Geraz do Lima.
A Igreja Matriz de Viana do Castelo, o castelo de Santiago da Barra, o convento de São Francisco do Monte, o forte do Paço, os moinhos de vento de Montedor, os moinhos de água da Montaria, o Museu do Pão ou os fornos Telheiros de Alvarães são outras das «paragens» da viagem virtual.
A Casa dos Nichos contará também com uma área destinada à exibição de vários achados, desde moedas romanas descobertas em diversos pontos do concelho a machados de pedra polida, com perto de cinco mil anos.
(Lusa)

1º Encontro de Blogs de Museus: algumas notas


Decorreu no passado sábado, dia 1 de Março, no Museu da Chapelaria de São João da Madeira um encontro de promotores e utilizadores de blogs de museus. Com a amável apoio da Câmara Municipal de São João da Madeira e após as boas-vindas do seu vice-presidente, Dr. Rui Costa, deram-se início às apresentações programadas. Assim, a directora do museu anfitrião, Susana Menezes, responsável pelo do blog do Museu da Chapeleria, caracterizou os seus objectivos, realçando algumas das suas vantagens na aproximação ao público e alguns dos critérios na selecção e actualização da informação.
Seguiu-se a apresentação do blog eMuseu que a sua autora, Ana Pires, utiliza na divulgação de tecnologias e ferramentas que servem a promoção dos museus e das suas actividades, mas também na procura de soluções para as dificuldades. Contextualizou, pertinentemente, os cinco anos da blogosfera portuguesa e a dos museus especificamente, tendo sido apresentados diversos exemplos estrangeiros na implementação de estratégias simples de interactividade e participação nos blogs por parte do público dos museus.
Por fim Ana Carvalho, autora do blog No Mundo dos Museus, apresentou um ponto da situação estatístico sobre os blogs de museus em Portugal, caracterizando as suas tutelas, ferramentas, âmbitos ou promotores, realçando as vantagens na sua utilização em rede.
No debate que se seguiu, abordou-se o reduzido custo e informalidade que os blogs apresentam para a promoção dos projectos museológicos, mas também das suas actividades e eventos. Discutiu-se o blog como meio de comunicação social e os seus recursos inesgotáveis de divulgação cultural e, acima de tudo, científica. A publicação on-line, via blogs, de trabalhos académicos ou outros com interesse para o trabalho nos museus poderá e deverá ser uma aposta dos seus promotores e tutelas. Conclui-se da notória vantagem na utilização de blogs na promoção e comunicação museológica, que deve obedecer a uma estratégia participada e colectiva de desenvolvimento socio-cultural e patrimonial. Outras oportunidades de troca de experiências e partilha de informações ainda mais participadas, parecem-nos fundamentais e importantes.
No final, realizou-se uma visita técnica ao Museu de Chapelaria que incluiu passagens pelos espaços referentes aos serviços educativos e às reservas. A directora, Susana Menezes, conduziu os participantes pelo percurso sedutor e muito bem conseguido da exposição permanente do Museu, onde é notória um amadurecimento de ideias e uma investigação coerente tendo em conta os objectivos, plenamente conseguidos, do Museu da Chapleria.