sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LOUSADA: Congresso Internacional da Rota do Românico



















O Auditório Municipal de Lousada recebe entre 28 e 30 de setembro o I Congresso da Rota do Românico.
O Património de matriz românica representa um exemplo magistral de identidade cultural e territorial. Modelo artístico associado à génese da Europa, o Românico assume significado maior no território do Tâmega e Sousa ao estar intimamente ligado às gentes e famílias que protagonizaram a fundação da Nacionalidade portuguesa.

A conservação e promoção deste importante legado patrimonial tem norteado a atuação da Rota do Românico, procurando esta, numa missão mais ampla, constituir-se como fator de coesão social e alavanca do desenvolvimento integrado do Tâmega e Sousa. Um desenvolvimento que não se pode dissociar do reforço da atratividade turística da região, assente na dinamização de um produto, a Rota do Românico, capaz de assumir um papel de excelência no âmbito do touring cultural e paisagístico.
Ao considerar fundamental a investigação, o debate e a disseminação de conhecimento, pretende-se que este I Congresso Internacional da Rota do Românico constitua um momento de alargada discussão e reflexão, de caráter multidisciplinar, dedicado ao Património e ao seu papel no desenvolvimento e promoção dos territórios. (+ Programa)

UCP - ESCOLA DAS ARTES: Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro

O Campus da Foz (Porto) da Universidade Católica Portuguesa recebe nos próximos dias 26 e 27 de setembro um encontro de experiências, de práticas de conservação e restauro e de investigação desenvolvidas em Portugal e no Brasil. Participarão investigadores de várias instituições e de diversas áreas temáticas, que vão dos materiais inorgânicos à pintura, da escultura às artes decorativas e do ornamento, com o enfoque em diferentes perspectivas, nomeadamente os estudos laboratoriais, a conservação preventiva, os métodos de registo de imagem, o ensino da conservação e restauro, entre outros aspectos. (inscrições + programa)

IMC: Kit de Recolha de Património Imaterial



















Foi apresentado um novo “Kit de Recolha de Património Imaterial” desenvolvido pelo Departamento de Património Imaterial do Instituto dos Museus e da Conservação. Esta ferramenta de trabalho pretende ser um meio de valorização deste património e servir de instrumento útil ao alcance dos diversos agentes, nomeadamente os museus, contribuindo assim para estimular o registo deste património no âmbito dos seus serviços educativos e junto das escolas com que trabalham regularmente.
Para além das Fichas para registo de manifestações de PCI (Saberes e Ofícios Tradicionais; Tradições Festivas; Tradições Orais), o Kit integra igualmente Fichas para registo de património material. Pretende-se assim sensibilizar os jovens para a necessidade da abordagem integrada do Património Imaterial e do Património Material, tal como preconizado pela UNESCO e como sublinhado pela legislação nacional para o setor do PCI. (+ info)

SERRALVES: Conservação e Prevenção de Arte Contemporânea







Decorre na biblioteca do Museu de Serralves no próximo dia 24 de setembro, sábado, um seminário dedicado a controlo integrado de infestações da Arte Contemporânea dirigido a profissionais da área da museologia, investigadores, professores e alunos de cursos de artes visuais e restauro e público interessado, em geral, nas questões relacionadas com a conservação e preservação do património cultural. Serão conferencistas os especialistas Mary-Lou Florian, Royal British Columbia Museum (CAN), Jane Thompson Webb, SV Life Sciences (UK), David Pinniger, SV Life Sciences (UK), Joana Amaral, Museu Nacional de Etnologia (PT) e Patricia Moreira da Costa, Escola Superior de Biotecnologia – UCP (PT). (programa + inscrições)

LISBOA, CAPITAL MUNDIAL DOS MUSEUS

















A cidade de Lisboa será na próxima semana o "centro do mundo" dos museus, com a realização de três reuniões internacionais promovidas por diferentes estruturas do Conselho Internacional dos Museus (ICOM), uma organização não governamental presente em mais de 130 países e a única reconhecida pela UNESCO como representativa do pensamento dos profissionais do sector e dos próprios museus enquanto entidades dotadas de autonomia de projecto, conformemente à definição que o próprio ICOM em mais de meios século de existência estabeleceu e sedimentou.
A primeira reunião - e de longe a maior - será a 16ª Reunião Trienal do Comité de Conservação do ICOM (ICOM-CC), o mais importante comité de especialidade do ICOM, que terá lugar entre 19 e 23 e decorrerá nas instalações do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), à Junqueira, sendo orador especial convidado para a sessão de abertura o Doutor Guilherme d' Oliveira Martins, Presidente do Conselho Nacional de Cultura. A candidatura de Portugal à organização deste importante fórum foi apresentada em 2008, em Nova Deli (Índia), tendo-se para o efeito constituído uma Comissão Organizadora Nacional composta pela Comissão Nacional Portuguesa do ICOM, a Associação dos Conservadores-Restauradores de Portugal, o Instituto dos Museus e da Conservação e a empresa Archeofactu - Arqueologia e Arte, Lda.O tema da conferência, proposto por Portugal - Património Cultural vs. Identidade Cultural: o papel da conservação.  (+ info)

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO



















Nos dias 23, 24 e 25 de Setembro celebram-se em Portugal as Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Cada país elabora, anualmente, um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível gratuitamente ao público.
O IGESPAR, coordenador da programação anual das Jornadas Europeias do Património em Portugal, definiu como tema para este ano ”PATRIMÓNIO e PAISAGEM URBANA”, através do qual pretende a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo.
Associam-se às jornadas cerca de 500 entidades públicas e privadas, distribuídas por 146 concelhos/localidades, que levarão a cabo 590 actividades (cerca de 73 exposições, 70 conferências, 67 ateliers e workshops educativos, 15 concursos de fotografia e 10 lançamentos de livros, entre outros). (+ Programa)