quarta-feira, 22 de setembro de 2010

COIMBRA: 2º ENCONTRO WHPO


Com a realização do I Encontro Internacional WHPO (World Heritage Portuguese Origin), em 27, 28 e 29 de Abril de 2006, a Universidade de Coimbra, a Comissão Nacional da UNESCO, o IGESPAR e o ICOMOS Portugal deram início a um processo pioneiro na história da cooperação cultural portuguesa.

O pioneirismo dessa iniciativa reside no facto de pela primeira vez se desenvolverem esforços para juntar os países que têm património cultural de influência portuguesa e discutir formas de cooperação efectiva para o acesso e a gestão do património mundial, nos moldes propostos pela Estratégia Global da UNESCO.

Dando sequência às conclusões do 1º Encontro Internacional WHPO, vai realizar-se o 2º Encontro WHPO, de 23 a 26 de Outubro de 2010, também organizado pela Universidade de Coimbra, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO, o Ministério da Cultura de Portugal, o ICOMOS Portugal e pelo Turismo de Portugal.

Este encontro tem como objectivo principal a constituição da REDE WHPO.

(Programa Provisório + inscrições)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PORTO: Evocação de Guerra Junqueiro


No dia 18 de Setembro, Sábado, comemoram-se os 160 anos do nascimento do poeta Guerra Junqueiro. A Casa Museu situada na Rua D. Hugo no Porto preparou para esse dia um conjunto de actividades evocativas de entrada livre.
(p/ visualizar programa carregar na imagem)
.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MAIA: CINEMA NA TERRA


Cinema na Terra” é um ciclo de cinema organizado pela 7 Devaneios em colaboração com o Cineclube da Maia. Fora do centro, no coração das freguesias de Vermoim, Pedrouços, Vila Nova da Telha, Barca e S. Pedro Fins, nos dias 10 e 11 e 17, 18 e 19 de Setembro, este ciclo inicia-se ao som dos Original Vibes seguido da exibição do filme “Trinitá - Cowboy Insolente” do realizador Enzo Barboni, já na próxima sexta-feira, pelas 21h30, na Casa do Povo de Vermoim.
Entre outros objectivos, este ciclo pretende descentralizar a cultura, levando-o a todas as zonas do concelho, aproveitando as mais-valias dos espaços das freguesias e abrindo-os à sociedade civil. A 7 Devaneios pretende, também, marcar a diferença através de uma abordagem pouco habitual: levar a cultura às pessoas, não esperando que as pessoas procurem por ela, cumprindo assim, um dos seus objectivos enquanto associação cultural: sensibilizar e educar para a cultura.
Para além da programação cinematográfica, farão parte deste ciclo outras manifestações artísticas e culturais, como a dança, a música, entre outras.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

GESTÃO DO PATRIMÓNIO NO FACEBOOK

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO


As Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património. Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património realizar-se-ão este ano nos dias 24, 25 e 26 de Setembro.

O
IGESPAR, coordenador nacional do evento, lançou o tema “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA”, pretendendo vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais e os acontecimentos históricos que lhes estão associados. O Património, nas suas diferentes manifestações, documenta um percurso espaço-tempo das sociedades; viajar pelas cidades, percorrer o território observando vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de factos históricos e políticos, da humanização das paisagens, da produção técnica e científica, literária ou artística, é como ter, entre mãos, um inesgotável mapa que nos ajuda a entender de onde viemos e a escolher para onde podemos seguir.

Com o objectivo de incentivar o usufruto dos espaços patrimoniais, diversas entidades, públicas e privadas, irão associar-se a este evento através da realização de um vasto leque de iniciativas, contribuindo para a aproximação física e emocional das pessoas aos monumentos, conjuntos e sítios. (Programa)