quarta-feira, 22 de outubro de 2008

V. N. FAMALICÃO: 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE CASAS-MUSEU


A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão/Casa Museu de Camilo, em colaboração com o Curso de Museologia e com a Secção Autónoma de Jornalismo e Ciências da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, organiza nos próximos dias 30 e 31 de Outubro o 1º Encontro Internacional de Casas-Museu, subordinado ao tema “As Casas-Museu: Do passado aos novos desafios”. O encontro decorrerá no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide/Vila Nova de Famalicão. (+ programa e inscrições)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PLATAFORMA PELO PATRIMÓNIO CULTURAL



A PP-CULT, uma plataforma inter-associativa que reúne cerca de duas dezenas de associações portuguesas ligadas ao património cultural, será apresentada publicamente amanhã, dia 16 de Outubro, pelas 15h00, no Teatro São Luís em Lisboa

A sessão de apresentação contará com as presenças de Walter Rossa, Simonetta Luz Afonso, Vítor Serrão, Raquel Henriques da Silva, bem como os Presidentes das Associações que constituem a PP-CULT. Na sessão será ainda apresentada publicamente a Declaração da PP-CULT 'O património como valor estratégico e oportunidade nacional'.

A declaração pode ser desde já lida através do seguinte link.

ICOM: apresentação no Porto


Dirigido a todos os estudantes de museologia e disciplinas afins da Região Norte, terá lugar no próximo dia 21 de Outubro, terça-feira, pelas 15h00 na sala de reuniões da Faculdade de Letras da UP, a apresentação do ICOM - Internacional e do ICOM - Portugal da responsabilidade de Luis Raposo, presidente da delegação portuguesa daquele organismo internacional. Entrada livre.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

PORTO: 3º EITEC


O EITEC - Encontro Internacional de Tecnologias Aplicadas à Museologia, Conservação e Restauro decorrerá no Porto, na Biblioteca Almeida Garrett, a 23 e 24 de Outubro. Esta 3ª edição é promovida pelo Curso de Especialização em Museologia do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Instituto de Soldadura e Qualidade, e as empresas Sistemas do Futuro - Multimédia, Gestão e Arte, Lda. e Conservar-Inovar, Conservação e Restauro de Bens Patrimoniais, Lda. A organização pretende que este evento "se possa assumir como um fórum para a apresentação, discussão, e sugestão de proposições, novas ideias e aplicações, novas parceriais em termos de recursos humanos e, principalmente, da possibilidade dum conhecimento actual e aprofundado de outros (novos) meios tecnológicos". (+ Inscrições e Programa)