quinta-feira, 27 de março de 2008

Porto: Dia Nacional dos Centros Históricos


O Dia Nacional dos Centros Históricos será assinalado no Porto amanhã, dia 28 de Março, sexta-feira, com um conjunto de actividades e eventos organizados pela empresa municipal Portolazer. Do programa consta um leque variado de actividades:

Balão - Subida Vertical em balão de ar quente, na Avenida dos Aliados, às 19.00horas.


Cinema - "Porto da minha infância" de Manoel de Oliveira, às 22.00horas, na Praça da Ribeira e ainda "Jaime" de António Pedro Vasconcelos, às 22.00horas, no Cais da Estiva.

Cruzeiro - Circuito das 6 pontes.

Gastronomia - Petiscos a 1euro nos estabelecimentos do Centro Histórico.

Música - Concerto de Música na Praça da Ribeira com a "Let´s Groove" Big Band, que pertence ao Grupo Musical de Miragaia, às 00.00horas

Turismo - Entradas gratuitas nos monumentos classificados aderentes. Visitas guiadas pedestres ao Centro Histórico. Circuitos Minitrem. (+info)

quinta-feira, 13 de março de 2008

GESTÃO DO PATRIMÓNIO: II Jornadas Património Arterial


As II Jornadas Patrimonio Arterial organizadas pelo Curso de Gestão do Património da ESE/Porto terão a primeira sessão no próximo dia 19 de Março, Quarta-feira e será dedicada à Produção Cultural.

Programa:

09h30 – Recepção dos participantes
10h00 – Abertura da sessão
10h15 – Dr. Michael DaCosta
11h00 – Dra. Susana Marques (Setepés)
11h45 – Pausa para café
12h00 – Dr. Tiago Andrade (Centro Cultural de Vila Flor)
12h45 – Debate

A actividade realiza-se no auditório da ESE e a entrada é gratuita.

terça-feira, 11 de março de 2008

EXPO: O SURREALISMO NA COLECÇÃO FUNDAÇÃO CUPERTINO MIRANDA


O Centro de Estudos do Surrealismo que tem a sua sede na Fundação Cupertino de Miranda (Vila Nova de Famalicão) organiza a exposição O Surrealismo na Colecção Fundação Cupertino de Miranda I. A mostra que inaugura no próximo dia 15, Sábado, apresenta 96 obras (pinturas, desenhos, fotografias, objectos e esculturas) do acervo da colecção do Centro de Estudos do Surrealismo – Fundação Cupertino de Miranda nas múltiplas variantes linguísticas, genéricas, temáticas e técnicas da produção plástica, dos autores que protagonizaram a aventura da intervenção surrealista em Portugal. Entre outros, estarão patentes obras de Carlos Eurico da Costa, Júlio, Manuel D’Assumpção, Alxandre O’Neill, Alfredo Margarido, António Pedro ou António Dacosta (foto). Contribuir para a preservação da memória do Surrealismo português, na evidência material das suas produções artísticas, eis um dos objectivos desta exposição.
(+ info)

quarta-feira, 5 de março de 2008

Viana do Castelo: casa mais antiga reabre como museu


A Casa dos Nichos, o edifício mais antigo do Centro Histórico de Viana do Castelo, reabre quinta-feira transformada em espaço museológico, após um investimento camarário de 370 mil euros, informou hoje fonte municipal.
O novo equipamento disponibilizará todas as informações sobre o acervo arqueológico do concelho vianense e disporá de um espaço multimédia para que os visitantes possam fazer uma «viagem virtual» pelos diversos sítios classificados.
Uma viagem que conduz para a mamoa de Afife, as gravuras de Carreço, o castro e castelo do Monte da Guilheta, a citânia de Santa Luzia, a ponte de Tourim, a igreja de S Cláudio, o paço de Anha ou a igreja de Santa Maria de Geraz do Lima.
A Igreja Matriz de Viana do Castelo, o castelo de Santiago da Barra, o convento de São Francisco do Monte, o forte do Paço, os moinhos de vento de Montedor, os moinhos de água da Montaria, o Museu do Pão ou os fornos Telheiros de Alvarães são outras das «paragens» da viagem virtual.
A Casa dos Nichos contará também com uma área destinada à exibição de vários achados, desde moedas romanas descobertas em diversos pontos do concelho a machados de pedra polida, com perto de cinco mil anos.
(Lusa)

1º Encontro de Blogs de Museus: algumas notas


Decorreu no passado sábado, dia 1 de Março, no Museu da Chapelaria de São João da Madeira um encontro de promotores e utilizadores de blogs de museus. Com a amável apoio da Câmara Municipal de São João da Madeira e após as boas-vindas do seu vice-presidente, Dr. Rui Costa, deram-se início às apresentações programadas. Assim, a directora do museu anfitrião, Susana Menezes, responsável pelo do blog do Museu da Chapeleria, caracterizou os seus objectivos, realçando algumas das suas vantagens na aproximação ao público e alguns dos critérios na selecção e actualização da informação.
Seguiu-se a apresentação do blog eMuseu que a sua autora, Ana Pires, utiliza na divulgação de tecnologias e ferramentas que servem a promoção dos museus e das suas actividades, mas também na procura de soluções para as dificuldades. Contextualizou, pertinentemente, os cinco anos da blogosfera portuguesa e a dos museus especificamente, tendo sido apresentados diversos exemplos estrangeiros na implementação de estratégias simples de interactividade e participação nos blogs por parte do público dos museus.
Por fim Ana Carvalho, autora do blog No Mundo dos Museus, apresentou um ponto da situação estatístico sobre os blogs de museus em Portugal, caracterizando as suas tutelas, ferramentas, âmbitos ou promotores, realçando as vantagens na sua utilização em rede.
No debate que se seguiu, abordou-se o reduzido custo e informalidade que os blogs apresentam para a promoção dos projectos museológicos, mas também das suas actividades e eventos. Discutiu-se o blog como meio de comunicação social e os seus recursos inesgotáveis de divulgação cultural e, acima de tudo, científica. A publicação on-line, via blogs, de trabalhos académicos ou outros com interesse para o trabalho nos museus poderá e deverá ser uma aposta dos seus promotores e tutelas. Conclui-se da notória vantagem na utilização de blogs na promoção e comunicação museológica, que deve obedecer a uma estratégia participada e colectiva de desenvolvimento socio-cultural e patrimonial. Outras oportunidades de troca de experiências e partilha de informações ainda mais participadas, parecem-nos fundamentais e importantes.
No final, realizou-se uma visita técnica ao Museu de Chapelaria que incluiu passagens pelos espaços referentes aos serviços educativos e às reservas. A directora, Susana Menezes, conduziu os participantes pelo percurso sedutor e muito bem conseguido da exposição permanente do Museu, onde é notória um amadurecimento de ideias e uma investigação coerente tendo em conta os objectivos, plenamente conseguidos, do Museu da Chapleria.