quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

BIiblioteca da FEUP: Exposição "A Todo o Vapor"


Está patente na Biblioteca da FEUP a exposição "A Todo o Vapor" sobre a Colecção J. Schröder de Modelos Didácticos de Distribuidores de Vapor, peças adquiridas a partir do século XIX pela Academia Politécnica do Porto, precursora do ensino da engenharia no Porto.
Embora estes modelos tenham perdido a sua função pedagógica, uma vez que o vapor como forma de energia mecânica deixou de ter importância na actualidade e a sua utilização didáctica deixou de fazer sentido, o seu significado no contexto da época não pode ser depreciado. Além de constituir um importante testemunho da prática de ensino da tecnologia mais relevante na época para o desenvolvimento industrial, representa também uma vontade de actualização pedagógica a nível internacional e um investimento financeiro avultado da Academia Politécnica do Porto. Reconhecido o seu valor documental e museológico, tornava-se assim necessário entender esse contexto para avaliar a envergadura desta colecção e o seu significado para a história da ciência e para a memória da FEUP.
No âmbito deste evento, foi igualmente concebida uma exposição virtual.
Até dia 28 de Março de 2008, de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 19h30 (excepto feriados).

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

CCVILA FLOR, Guimarães: Encontros Alcultur


A quarta edição dos Encontros AlCultur terá lugar, entre os dias 20 e 23 de Fevereiro de 2008, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, cidade AlCultur desde a primeira hora, e que se destaca por ser Cidade Património Cultural da Humanidade e por ter sido escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2012. Para a promoção e organização dos Encontros em Guimarães, a CultIdeias celebrou um protocolo de cooperação com a “A Oficina” / Centro Cultural Vila Flor e conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães. Os Encontros contam ainda com o apoio das outras cidades AlCultur através dos municípios de Almada e Portalegre.
Os Encontros AlCultur Guimarães 2008 integram a ExpoCultura 2008 que terá lugar também em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor entre 20 e 23 de Fevereiro de 2008. Os Encontros AlCultur Guimarães 2008 têm como tema estruturante “Cultura, Emprego e Economia” e organizam-se em duas sessões plenárias e cinco sessões temáticas, duas conferências e duas reuniões paralelas de âmbito nacional: uma de autarcas com pelouros da cultura e outra de directores de Teatros. (+ info)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Museu da Chapelaria: Seminário “Sistemas de Informação e Património Cultural”


A 17 e 18 de Janeiro o Museu da Indústria da Chapelaria de São João da Madeira recebe o Seminário “Sistemas de Informação e Património Cultural”, promovido pelo Conselho Metropolitano de Vereadores da Cultura (Área Metropolitana do Porto) e que visa promover o debate e analisar os modelos de cooperação que se podem estabelecer, a partir de projectos em curso no país e na Área Metropolitana do Porto.

O Inventário do Património Cultural, nas suas diferentes tipologias, é uma actividade que tem conhecido um significativo incremento e que conheceu apoios financeiros importantes no Quadro Comunitário que se encontra agora em fase de conclusão. Este contexto possibilitou a realização de inúmeros projectos na área do Património Móvel, Imóvel e Imaterial, da iniciativa de Autarquias, Administração Central, Dioceses, Fundações e outras entidades.
Os museus, nomeadamente os que integram a Rede Portuguesa de Museus, são claramente o exemplo desta realidade, que se manifestou através de projectos de inventariação e informatização das suas colecções e que deu início, para além do MatrizNet do Instituto Português dos Museus e da Conservação, a processos de divulgação pública dos seus acervos através da Internet.
(Programa)
Inscrições até 16 de Janeiro
Informações: Área Metropolitana do Porto (Dra. Ana Paula Abreu)

Telefone: +351 223 392 020
Email:
sipc@amp.pt

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Museus: Visitantes dos museus nacionais com maior afluência de sempre em 2007


A afluência de visitantes aos 27 museus nacionais tutelados pelo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) foi em 2007 a maior registada até hoje, com um total de 1.243.051 entradas, segundo as estatísticas oficiais.
De acordo com os dados do IMC a que a Agência Lusa teve acesso, 2007 ultrapassou o número de visitantes de 2006 (1.179.694) que já detinha o recorde da maior afluência de que há registo nas estatísticas oficiais, contabilizadas desde 1996 (1.050.259).
No ano que findou, o
Museu dos Coches (foto) manteve a liderança com 222.349 visitantes (acrescidos de 16.535 do Núcleo de Vila Viçosa), seguindo-se o Museu Nacional de Arqueologia, com 130.104, em terceiro o Museu Monográfico de Conímbriga, com 119.592, e em quarto o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), com 103.109 visitantes.
Entre os museus nacionais mais visitados, são os de Arqueologia e o Monográfico de Conímbriga os que mais aumentaram, e o de Arte Antiga o que mais desce, depois de ter registado 192.452 entradas em 2006. Também muito visitados no ano passado foram o Museu do Azulejo (79.347), o Museu do Teatro (68.257), ambos em Lisboa, o Museu Soares dos Reis (59.430), no Porto, e o Museu Grão Vasco (57.473), em Viseu.
(+ RTP)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

ESE/GESTÃO DO PATRIMÓNIO: I Jornadas Património Arterial - Serviços Educativos


As próximas sessões das I JORNADAS - PATRIMÓNIO ARTErial organizadas pelo 4º ano do Curso de Gestão do Património da ESE serão dedicadas aos Serviços Educativos. As actividades decorrem no Auditório na ESE (Escola Superior de Educação do Porto) e a entrada é gratuita.

11 de Janeiro, Sexta-feira
Serviços Educativos
Programa

10h30 - Recepção participantes
10h45 - Abertura da sessão
11h00 - Dra. Isabel Andrade (Casa Museu Marta Ortigão Sampaio)
11h40 - Pausa para café
12h00 - Dra. Raquel Ribeiro dos Santos (Culturgest)
12h40 - Debate

18 de Janeiro, Sexta-feira
Serviços Educativos
Programa

10h30 - Recepção participantes
10h45 - Abertura da sessão
11h00 - Dra. Elisabete Paiva (Centro Cultural de Vila Flor)
11h45 - Pausa para café
12h00 - Dra. Susana Gomes da Silva (Fundação Calouste Gulbenkian)
12h40 - Debate

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Exposição: Hergé, Tintim & Cia na Banda Desenhada Portuguesa - a colecção de B.D. da Biblioteca Pública Municipal do Porto


A propósito do centenário do nascimento de Georges Prosper Remi, vulgo Hergé, (1907-1983), que teve em Portugal a primeira publicação a cores das aventuras de Tintim, nas páginas do “Papagaio” (1936), a B.P.M.P., com base nas suas colecções documentais, apresenta uma exposição com as publicações periódicas que fazem parte da História da Banda Desenhada em Portugal, nas quais os seus heróis foram editados, juntamente com toda a sua obra publicada em álbuns em Língua Portuguesa.
Até 31 de Janeiro - Dias Úteis: 14h00 – 17h30
Entrada gratuita. Visitas guiadas com marcação prévia