sexta-feira, 25 de julho de 2008

MUSEU DE SERRALVES: Workshop de Fotografia


Sob orientação e concepção de António Sá, o workshop "Sem perder de vista" tem a seguinte apresentação:
Quando uma imagem nos desperta a atenção isso deve-se, frequentemente, à luz, à composição ou ao ponto de vista.Ao longo da história da fotografia, cada um dos grandes mestres sempre procurou explorar à sua maneira estes “ingredientes mágicos”, isolando-os ou sobrepondo-os numa interpretação sublime daquilo que, tantas vezes, estava à vista de todos. Se nos dispusermos a dissecar o trabalho de nomes como Henri Cartier-Bresson, Werner Bischof ou Steve McCurry verificamos que, para além do insólito e do exótico, e independentemente do estilo pessoal, são sistematicamente aqueles os aspectos que estão omnipresentes nas suas imagens.Hoje, no entanto, ao mesmo tempo que a revolução digital em curso é a grande responsável pela generalização desta arte, parece que nos desviamos cada vez mais da estética e criatividade que sempre lhe estiveram subjacentes. Alienados em menus intermináveis, que desfilam em LCDs cada vez maiores, ou envolvidos numa corrida desenfreada pelos megapixéis, acabamos por confiar à tecnologia aquilo que devia ser, estritamente, domínio do nosso olhar. Sem perder de vista a tecnologia, porque a máquina fotográfica sempre foi a ferramenta primordial do fotógrafo, este workshop visa devolver o gosto pelo olhar - instruindo-o sobre as subtilezas da luz, a graciosa dinâmica dos objectos - e reflectir na nossa própria perspectiva enquanto testemunhas de uma realidade efémera. Em conjugação com os ingredientes técnicos, também abordados, estaremos então mais despertos para traduzir fielmente a nossa própria visão do mundo e assim fazer acontecer pequenos milagres, cada vez que pressionamos o botão disparador"
De 29 Set a 04 Out 2008, Segunda a Sexta das 19h00 às 21h30 e Sábado das 9h30 às 18h00
(+ info).

terça-feira, 22 de julho de 2008

30 ANOS DA BIENAL DE CERVEIRA - Exposição


Organizada pela Associação PROJECTO-Núcleo de Desenvolvimento Cultural, a Exposição “30 Anos da Bienal de Cerveira” mostra obras dos artistas premiados nas Bienais de Cerveira (Grandes Prémios e Prémios Revelação), nomeadamente Angelo de Sousa, Amaral da Cunha, Ana Vidigal, Antero Ferreira, Augusto canedo, Costa Pinheiro, Carlos Barreira, Clara Menéres, David Almeida, Eduardo Nery, Eurico Gonçalves, Fernanda Fragateiro, Francisco Trabulo, Gerardo Burmester, Helena Almeida, Joana Rêgo, Jorge Molder, José Rodrigues, Luís Melo, Manuel Baptista, Manuel Rosa, Márcia Luças, Mário Américo, Pedro Cabrira Reis, Pedro Calapez. Pedro Casqueiro, Pedro Croft, Robert Schad, Rui Aguiar, Rui Pimentel, Rui Sanches, Rute Rosas, Silvestre Pestana, Xurxo Oro Claro, Zulmiro de Carvalho, cujas obras fazem parte do Espólio do Museu da Bienal de Cerveira.
Alguns deste artistas corresponderam ao pedido da organização e estarão presentes na exposição com obras recentes, sendo acompanhada de uma mostra documental de todas as Bienais.

Igualmente patente a obra da I BIENAL (1978) "CADAVRE ESQUI" da autoria de Álvaro Lapa, Ângelo de Sousa, Artur Bual, José Rodrigues, Henrique Silva, Justino Alves, Eurico Gonçalves, Gracinda Candeias, Maria José Aguiar. A inauguração está marcada para o proxima dia 2 de Agosto, ficando patente até dia 30 de Agosto (+ programa).

segunda-feira, 21 de julho de 2008

MUSEU DA CHAPELARIA: III CURSO DE VERÃO DA APOM


No ano em que se comemora o 43º Aniversário da Associação Portuguesa de Museologia (1965-2008), a Câmara Municipal de S. João da Madeira e a Direcção da APOM promovem, no Museu da Chapelaria (São João da Madeira), o III Curso de Verão APOM 2008, que decorrerá entre 08 e 12 de Setembro de 2008. Neste curso serão apresentadas sessões teóricas e práticas por profissionais de Museus, abordando as seguintes temáticas:

Introdução à Museologia;
Programação e Dinamização Museológica;
Gestão Museológica;
Exposição -Projectos Expositivos;
Conservação e Restauro;
Acção Cultural;
Tipologias de Museus;

Para além do programa científico, o Curso de Verão contará igualmente com um programa de visitas guiadas a vários museus e centros de interpretação localizados na região de Aveiro. Para mais informações deverá ser contatado o Centro de Documentação (Dra. Joana Galhano) do Museu da Chapelaria através do telefone 256 201 680 ou por mail museu.chapelaria@gmail.com.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

CCVFlor/A Oficina: Concurso de Fotografia


Aliado aos objectivos da Veduta – Revista de Estudos em Património Cultural, A Oficina (Guimarães) promove o Concurso de Fotografia “Veduta 2008”. Ambos os projectos intentam reflectir na problemática do património como conceito, que se tornou, por um lado, demasiado eclético e, por outro, muito abrangente. Este concurso de fotografia procura captar o público em geral, profissionais e estudantes de fotografia para o retrato do património português nas suas múltiplas vertentes.
A revista, de periodicidade anual, contará agora com o seu 2º número, garantindo um espaço para a divulgação de alguns trabalhos que se têm desenvolvido em Portugal dentro das várias vertentes do património móvel, imóvel e imaterial. (Regulamento + inscrições)

terça-feira, 15 de julho de 2008

LISBOA: Projecto 5ª à Noite nos Museus


O Projecto 5ªs à Noite nos Museus - Verão 2008 tem o objectivo de oferecer nas noites de Verão, às 5ªs feiras, de uma forma lúdica, descontraída e pedagógica outras vivências em espaços museológicos, através de actividades culturais diversificadas que visam atrair novos públicos, fidelizando os já existentes, mas também captar turistas em visita à cidade de Lisboa.

A par da oferta educativa de Verão dirigida a crianças e jovens, com este programa o IMC organiza um projecto-piloto com os museus de Arte Antiga, Arqueologia, Azulejo e Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, que se desdobra numa programação cultural diversificada com desconto de 50% na entrada e extensão do horário de funcionamento dos museus até às 23h00
. (+
informação)

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Novo livro: Ciência a Brincar, Descobre o Património!


No próximo dia 8 de Julho, terça -feira, pelas 16h00, no anfiteatro do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Adília Alarcão apresenta o livro Ciência a Brincar, Descobre o Património!, de Carlos Fiolhais e Constança Providência, da Editorial Bizâncio.
Através de várias actividades experimentais, os autores pretendem explicar “às crianças porque é que os carros fazem mal às florestas e aos monumentos, o que é a humidade e porque é tão importante controlá-la, como é que as forças naturais conseguem destruir o nosso património, porque ouvimos os ruídos do andar de cima e como eles poderiam ser reduzidos, porque se pintam de branco as casas do sul do nosso país, que luz entra através de um vitral, como são iluminadas as salas de aula ou ainda a simetria dos azulejos de alguns dos nossos monumentos.”
A sessão conta ainda com a presença do Pró-Reitor para o Património da Universidade de Coimbra, António Filipe Pimentel.

ESMAE: festival SET - SEMANA DAS ESCOLAS DE TEATRO


O festival SET - Semana das Escolas de Teatro pretende reunir todas as Escolas Profissionais, Superiores e Universitárias do país. Durante sete dias, de 7 a 13 de Julho, haverá no Porto muito teatro, música, performance, workshops, exposições, dança, vídeo e ateliers nas ruas da cidade. A organização é da ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do IPP e conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Porto. (+ informações e programação)

terça-feira, 1 de julho de 2008

FORUM CULTURA E CRIATIVIDADE 2008


A segunda edição do FCC08, numa iniciativa da Agência INOVA, terá lugar entre 19 e 23 de Novembro na Exponor/Matosinhos. A iniciativa integrará três actividades principais:

- TEMPUS – I Salão Internacional dos Museus e do Património, que visa reunir profissionais, organizações públicas, associativas e privadas que intervêm no estudo, conservação, valorização ou comunicação do Património Cultural;

- CONCEPTA - I Feira Internacional de Arte, Cultura e Indústrias Criativas, que pretende reunir agentes das indústrias criativas e culturais, desde a música, edição, cinema, video, design, artes plásticas e visuais e artes performativas e do palco;

- DEBATES FCC08 – tema: Gestão Pública e Gestão Privada na Cultura e que será dedicado no dia 20 à Agenda Cultural para a Europa, numa organização conjunta com o Ministérioa da Cultura/GPEARI.

Esperam-se cerca de 20.000 visitantes, dos quais 4000 profissionais.

UM/EEG: WORKSHOP DE TURISMO CULTURAL

O Núcleo de Investigação em Economia Europeia, Industrial e Internacional (Departamento de Economia e Gestão da Universidade do Minho) organiza no próximo dia 17 de Julho um Workshop denominado "Turismo Cultural: Valorização do Património Estatuário em Espaço Público". O encontro terá lugar no Anfiteatro 1.01 da Escola de Economia e Gestão, Campus de Gualtar, Braga. Inscrição até 09 de Julho de 2008
Para mais informações contactar: Dr.ª Carla Peixoto 934212487