quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

ARP: Lançado nº 5 da revista CONSERVAR PATRIMÓNIO


Foi apresentada no passado dia 18 de Dezembro no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, o nº 5 da revista Conservar Património, publicada pela ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. Na sessão intervieram Manuel Bairrão Oleiro (director do IMC-Instituto Museus e Conservação), Paulo Henriques, António João Cruz e Alexandrina Barreiro. Trata-se de um número especial dedicado a um relatório que o restaurador de pinturas Luciano Freire escreveu na década de 1930 onde descreve os tratamentos que fez a muitas das mais importantes pinturas antigas dos museus portugueses.

A revista Conservar Património é uma revista científica com periodicidade semestral que pretende proporcionar um espaço aos conservadores-restauradores para a divulgação regular dos seus estudos e actividades. Porém, numa época em que a conservação e restauro tenta desenvolver-se através da colaboração com outras áreas, designadamente, a história da arte, a arqueologia, a museologia, a química, a física, a biologia e outras disciplinas da área das ciências exactas e naturais, a revista igualmente acolhe as contribuições com qualquer outra proveniência desde que incidam sobre a materialidade das obras que constituem o nosso património cultural. (+ info.)

Lojas dos Museus do IMC: Natal do Livro


Tal como em anos anteriores o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), realiza a campanha “Natal do Livro” que decorrerá até 30 de Dezembro e terá lugar na Loja de Museus no Palácio Foz, em Lisboa e noutras lojas de Museus do Instituto. Durante este período, a grande maioria das publicações, designadamente livros de museologia, estudos, monografias, catálogos de colecções e catálogos de exposições temporárias à guarda dos museus nacionais, estarão à venda com descontos que em muitos casos poderão ascender aos 80% sobre o preço de capa. (+ info)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

FUNDAÇÃO SERRALVES: Acervo Online


Decorrerá na próxima quinta-feira, dia 20 de Dezembro pelas 15.00h, a sessão de apresentação do acervo da Fundação de Serralves Online. No auditório do museu, será divulgado o projecto de inventariação, informatização e divulgação do acervo daquela fundação, numa iniciativa apoiada pelo POC-Programa Operacional da Cultura. (+ info.)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

ESE/GESTÃO DO PATRIMÓNIO: I Jornadas Património Arterial - 2ª Sessão


A segunda sessão das I JORNADAS - PATRIMÓNIO ARTErial está programada para a próxima sexta-feira no Auditório na ESE (Escola Superior de Educação do Porto). A entrada é gratuita.

14 de Dezembro
Turismo Cultural

Programa

09h30 – Recepção dos participantes
10h00 – Abertura da sessão
10h15 – Prof. Doutor José Guilherme Abreu (FLUP e APHA)
11h00 – Pausa para café
11h15 – Mestre Joaquim Saial
12h00 – Debate

12h45 – Intervalo para almoço

14h30 – Dra. Ana Luz (Instituto de Turismo)
15h15 – Dra. Maria da Graça Moura e Dra. Marília Costa
16h00 – Pausa para café
16h15 – Dra. Bárbara Marto (Fundação de Serralves)
17h00 – Debate

Próximas sessões:

11 de Janeiro
Serviços Educativos
25 de Janeiro
Produção Cultural

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

CULTURGEST, Lisboa: Exposição "Museus do Século XXI - Conceitos, projectos, edifícios" "


Em 2000 Suzanne Greub, directora do Art Centre Basel organizou a exposição Museus para um Novo Milénio, que até 2005 foi apresentada em 17 museus ou centros culturais por todo o mundo (incluindo o CCB, em Lisboa). Esta nova exposição vem no seguimento da anterior e apresenta 27 dos mais interessantes e seminais projectos de edifícios museológicos desenhados, acabados ou em construção, entre os anos 2000 e 2014. São projectos muito diversos que revelam diferentes pontos de vista sobre o conceito de museu, o seu papel na sociedade contemporânea e as suas traduções arquitectónicas.Os projectos são apresentados através de modelos cuidadosamente escolhidos, fotografias, simulações por computador, plantas, desenhos, animações em DVD e vídeos. (+ info)

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

ESE/GESTÃO DO PATRIMÓNIO: I JORNADAS PATRIMÓNIO ARTErial


No âmbito das disciplinas de Programação e Produção Cultural e Politicas Culturais, leccionadas no 4º ano do curso de Gestão do Património da ESE-Escola Superior de Educação do Porto e com o intuito de comemorar, de forma especial, o décimo terceiro aniversário do Curso, os alunos desta licenciatura encontram-se a organizar as I JORNADAS - PATRIMÓNIO ARTErial. Este evento decorrerá nos dias 7 e 14 de Dezembro de 2007 e 11 e 25 de Janeiro de 2008, no Auditório na ESE (Escola Superior de Educação do Porto). A entrada é gratuita.

7 de Dezembro
Políticas Culturais

9h30 – Recepção dos participantes
10h00 – Abertura da sessão
10h15 – Dra. Elvira Rebelo (IGESPAR)
11h00 – Dr. Joel Cleto (Câmara Municipal de Matosinhos)
11h45 – Pausa para café
12h00 – Dr. José Augusto Maia Marques (Câmara Municipal da Maia)
12h45 – Debate

Próximas sessões:

14 de Dezembro
Turismo Cultural
11 de Janeiro
Serviços Educativos

25 de Janeiro
Produção Cultural

Eu imPORTO-me: onze anos de Porto Património Mundial


Comemoram-se hoje, 4 de Dezembro, 11 anos sobre a classificação de Porto como Património Mundial. Um grupo de pessoas denominado Cidadãos do Porto – Sociedade Aberta promove nesta data um conjunto de iniciativas alusivas a esta classificação de forma a lembrar a todos os portueneses a importância do património da cidade como bem insubstituível de desenvolvimento e cultura. A festa tem a designação de “Eu imPORTO-me” (+ programa).