sexta-feira, 26 de outubro de 2007

CPF: Seminário - Disponibilizar informação na Web: problemática e desafios, 30 de Outubro


O Centro Português de Fotografia/Direcção-Geral de Arquivos organiza no Porto um seminário de inscrição gratuita com o tema “Disponibilizar informação na Web: problemática e desafios”. Esta acção de formação visa dar a conhecer a metodologia seguida para tornar acessíveis ao público os arquivos/colecções de fotografia do CPF e simultaneamente identificar e debater as principais questões que se colocam à circulação de imagens versus protecção do direito de autor bem como práticas a prosseguir. (Programa + Inscrições)

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Bibliotecas do IPP: Semana do Aluno


Decorre até 26 de Outubro, Sexta-Feira, a 7ª Semana do Aluno nas Bibliotecas do IPP - Instituto Politécnico do Porto. Com esta inciativa pretende-se, entre outros, aumentar e fidelizar os utilizadores e promover as boas práticas de utilização das bibliotecas, os seus recursos e pesquisa. Estão programadas diversas actividades, como visitas guiadas às instalações, exposições e áreas de estudo, bem como sessões de formação prática. (+ Programa / Info.)

Livro - Indústrias Culturais: Imagens, Valores e Consumos


Será apresentado amanhã, dia 25 de Outubro, pelas 19.00h na Livraria Almedina de Lisboa (Saldanha) o livro Indústrias Culturais. Imagens, valores e consumos, editado pelas Edições 70. A apresentação estará a cargo de António Pinto Ribeiro (Fundação Gulbenkian). O livro, que conta com prefácio de Isabel Capeloa Gil, directora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, resulta de textos publicados no blogue Indústrias Culturais, onde o autor, Rogério Santos, escreve habitualmente sobre cinema, fotografia, televisão e rádio, entre outras indústrias culturais.

Fórum Dança: Curso de Gestão e Produção das Artes do Espectáculo


O Fórum Dança em Lisboa organiza entre o dia 19 de Novembro e 15 de Outubro de 2008 a 14ª Edição do Curso de Gestão e Produção das Artes do Espectáculo que pretende preparar "a formação de interessados que trabalham ou pretendem trabalhar em áreas artísticas e que queiram obter informação mais aprofundada sobre o sector das artes do espectáculo, visando o conhecimento das diferentes formas de elaborar projectos e de poder acompanhar as suas fases de realização: angariação e gestão de fundos, coordenação de grupos de trabalho, apresentação, promoção, pós-produção e difusão em Portugal e no estrangeiro".
As candidaturas serão recebidas até ao dia 2 de Novembro (+ programa / inscrições).

Portalegre: XII Encontro Nacional de Municípios com Centros Históricos (ENMCH), 26 e 27 de Outubro


Subordinado ao tema "Os caminhos da reabilitação urbana e os endereços do turismo", a iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Portalegre, abordará vários problemáticas no âmbito das políticas urbanas de reabilitação dos centros históricos e sobre o ordenamento do território dos munícipes envolvidos. O encontro vai contar com a presença dos Municípios de Vila do Conde, Coimbra, Viana do Castelo, Lagos e Portalegre e ainda com o contributo da Escola Superior Artística do Porto.
A autarquia de Vila do Conde irá debruçar-se sobre o tema: "A reabilitação urbana e o turismo cultural" e a Escola Superior Artística do Porto apresentará por sua vez "um modelo de cálculo para avaliação do potencial comercial e turístico dos centros históricos". No segundo dia desta iniciativa, o Município de Coimbra vai apresentar "os impactos positivos e negativos da reabilitação urbana no turismo" enquanto a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta "A junção da tradição à modernidade, importantes para o desenvolvimento sustentado do turismo urbano",
Durante o encontro, os Municípios de Portalegre e Lagos vão explanar os seus argumentos sobre a reabilitação do centro histórico do primeiro, ao abrigo do Programa POLIS, e o reforço estrutural na Igreja do Carmo, no centro histórico do segundo. (+ info / inscrições)

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Casa da Música: Conferência Nacional de Educação Artística - 29 a 31 Outubro


A CNEA pretende assegurar um debate sobre o papel e o espaço da Arte no sistema educativo, reunindo peritos e representantes de organizações governamentais e não governamentais. Nela será aberto o espaço indispensável para a discussão e reflexão sobre a Educação Artística, em particular sobre o reforço do papel das artes na aprendizagem, e sobre o ensino das artes. Será debatida a aplicabilidade das recomendações da Conferência Mundial da UNESCO, em função das experiências portuguesas, passadas e presentes.
Em particular, é objectivo da CNEA produzir uma série de recomendações sobre o desenvolvimento da Educação Artística nas escolas e sobre a configuração do ensino das artes, contribuindo para uma maior consistência das práticas decorrentes dos quadros legais existentes, e proporcionando elementos de reflexão para a sua eventual revisão.

A CNEA decorre da realização em Lisboa, em Março de 2006, da Conferência Mundial de Educação Artística da UNESCO.
(+ info/inscrições)

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Reitoria da Univ. Porto: Ciclo de Conferências QUANTO CUSTA A CULTURA?


Numa parceria da Casa-Museu Abel Salazar e a Universidade do Porto decorrerá entre 23 de Outubro e 4 de Dezembro um ciclo conferências e debates organizado com o objectivo de pensar a cultura como factor económico, quer dizer, como objecto de circulação e trocas, e, portanto, dotado de um determinado valor. No imenso universo de objectos e de trocas como impor os objectos culturais? Como suportar os custos, cada vez mais significativos, de iniciativas cada vez mais numerosas? Pode definir-se o lugar da cultura, entre objecto de troca e entidade autónoma, dotada de uma irredutível individualidade?
(+ info/programa)

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

MNSR: Aniversário do Nascimento de Soares dos Reis


O Museu Nacional Soares dos Reis no Porto promove a projecção de um documentário sobre a vida e obra do escultor Soares dos Reis no aniversário do seu nascimento. Realizado por Jorge Pinheiro e produzido por Félix Machado, o personagem é interpretado perlo actor Jaime Azinheira. A iniciativa decorrerá junto à Galeria de Escultura do Museu no próximo dia 14, Domingo, entre as 10h e as 16h.

Exposição: LEONARDO DA VINCI - O GÉNIO


A partir de amanhã, dia 13 de Outubro, o Pavilhão Rosa Mota vai acolher a exposição "Leonardo da Vinci - O Génio". Trata-se de uma mostra de dezenas de modelos, em tamanho real, construídos a partir dos desenhos de Leonardo da Vinci, como são exemplos a Bicicleta, o Submarino, o protótipo do Helicóptero ou o Quarto de Espelhos.
A exposição conta igualmente com reproduções das dez mais famosas pinturas do mestre, em tamanho real, assim como cópias de manuscritos, desenhos e anotações, o que permite, por exemplo, admirar o surgimento da perspectiva e detalhes dos planos de fundo em obras como a “Mona Lisa” e a “Última Ceia”.
Dividida em vários sectores: Máquinas Civis, Máquinas Terrestres, Máquinas de Guerra, Máquinas Aquáticas, Anatomia – Estudos, Arte e Máquinas de Voo; a mostra retrata, fielmente, as diversas facetas de um dos grandes génios da Humanidade.
Em paralelo, haverá ainda a oportunidade de assistir a um documentário sobre o autor e a sua obra, bem como realizar o baptismo de voo num balão de ar quente.
A exposição está patente até 27 de Janeiro de 2008, entre as 10h e as 22h, encerrando nos dias de Natal e de Ano Novo. (+ JN)

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

C.M. Matosinhos: Exposição "A Epopeia de Brasília 1957/2007"


A Câmara Municipal de Matosinhos através do Centro de Documentação Álvaro Siza e a Missão do Brasil junto à CPLP promovem a exposição "A Epopeia de Brasília 1957/2007" com fotografias de Ake Borglund e Rui Faquini do acervo de Mercedes Urquiza. A iniciativa integra-se nas comemorações do centenário do arquitecto Oscar Niemeyer, estando previstas outras actividades em torno da arquitectura. A mostra estará disponível na zona de chegadas (Piso 0) do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e terá a sua inauguração no dia 12 de Outubro pelas 19 horas, ficando patente até 12 de Novembro. (+ info)

Fundação Cupertino de Miranda (VNF): visita guiada e lançamento de revista


A Fundação Cupertino de Miranda (VN Famalicão) organiza no próximo dia 13 de Outubro, sábado, pelas 16H30, uma visita guiada à exposição Retorno ao Selvagem - Desenhos, Sergio Lima pelo próprio pintor que conta também com a presença dos Professores Guy Ducornet e Perfecto Cuadrado. Na mesma data o Centro de Estudos do Surrealismo, edita mais um caderno, o número 6, este dedicado ao Poeta Sergio Lima. A organização descreve o artista como " um dos grandes ensaístas, poetas e artistas do Surrealismo e do Brasil; é também um dos máximos expoentes da ética surrealista, assumida com todas as suas consequências. Manteve-se sempre afastado da literatura enquanto espectáculo e da arte vista como um investimento sempre lucrativo, que é aquilo em que se tornou há já bastante tempo.
Contactou já em 1961 com o grupo surrealista de Breton em Paris, e desde essa data manteve uma relação de amizade e colaboração permanente com os membros activos do Surrealismo francês e internacional, participando em exposições e obras colectivas, realizando algumas exposições individuais e levantando (e publicando) uma obra poética situada no território da mais “alta licenciosidade” (por usar o título do livro onde reuniu pela primeira vez a sua poesia), ao tempo que trabalhava nas bandas do cinema como organizador e como crítico e ensaísta
". (+ info)

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Museu Marítimo de Ilhavo: Colóquio Internacional Patrimónios Marítimos e Museologia


No âmbito das comemorações dos 70 anos de existência, o Museu Marítimo de Ilhavo organiza nos próximos dias 19 e 20 de Outubro um colóquio internacional sobre patrimónios marítimos e museologia que pretende vincar a internacionalização das suas práticas e iniciativas e no qual será apresentado também um livro com a história do Museu. Estarão em debate as seguintes temáticas:
- Investigação e Projectos em Rede: património (s) marítimo (s), museologia e investigação científica;
- O Mar nas representações das Artes;
- Perfis de Museus Marítimos;
- Gestão de entidades patrimoniais: projectos e práticas museológicas
.
A inscrição é gratuita mas limitada a 120 lugares (+ info / programa / inscrições)

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Museu da Chapelaria: DE PASSAGEM – ENCONTROS DE MOVIMENTO E IMAGEM, WORKSHOP DE DANÇA E FOTOGRAFIA


O Museu da Chapelaria organiza, em parceria com as formadoras Helena Oliveira e Vanessa Rodrigues, no próximo dia 14 de Outubro, um inédito workshop de Dança e Fotografia intitulado "DE PASSAGEM – ENCONTROS DE MOVIMENTO E IMAGEM". Através da dança e da fotografia, pretende-se dar a conhecer o Museu de uma outra perspectiva, fazendo os participantes apropriarem-se do espaço de uma forma não convencional, subvertendo o seu uso e fugindo a movimentos previsíveis. Os vários momentos serão captados por uma fotógrafa que participará igualmente na aula. A prática fotográfica poderá ser levada a cabo por qualquer aluno, sendo que será disponibilizada uma máquina para esse efeito. A intenção é deixar que o participante se expresse livremente. Posteriormente, será realizada uma mostra fotográfica no Museu, com o material recolhido, também esta numa perspectiva não convencional.
A inscrição, para maiores de 15 anos, é feita no Museu da Chapelaria, São João da Madeira (por telefone 256 201 680 ou por mail museu.chapelaria@gmail,com) e custa €3,50/pessoa. Os participantes poderão escolher o horário das 10h00 às 13h00 ou das 15h00 às 18h00 (+ info).