sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Monumentos Nacionais: acessos condicionados


Deficientes ficam à porta de monumentos nacionais.
"Os deficientes não entram." José Angelo, 49 anos, 20 dos quais tetraplégico, nem queria acreditar quando um funcionário lhe quis negar o acesso ao Palácio da Pena, em Sintra. Motivo: "O edifício não está preparado para cadeiras de rodas." Ali perto, no Palácio nacional da Vila, disseram-lhe, a seguir, a mesma coisa, tal como no Palácio nacional de Mafra, onde estivera antes.José Angelo, residente em Coimbra, casado, pai de uma filha de nove anos, depressa concluiu que ficará sempre à porta da maior parte dos monumentos nacionais geridos pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (Ippar). Elísio Summavielle, em declarações ao DN, admite que esta foi a situação encontrada há um ano quando assumiu a presidência desta entidade. Mas, garante, "a realidade vai mudar".
(+ DN)

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Mosteiro de Tibães: exposição "Planeta Água"


A Sala do Recibo do Mosteiro de Tibães recebe entre 23 de Fevereiro e 11 de Março uma mostra de Paulo Magalhães que, utilizando a fotografia e a escrita, interpela os visitantes a sentir o planeta através da água. Numa associação com a Quercus de Braga e Câmara Municipal de Braga, estão previstas diversas actividades paralelas como conferências, visitas à agua no Mosteiro e uma prova de águas. (+ Mosteiro de Tibães)

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Formação em Valorização Cultural, Património e Turismo


A TecMinho, em parceria com a Universidade do Minho e a Setepés, encontra-se a promover o projecto "Formação em Valorização Cultural, Património e Turismo". O projecto pretende formar quadros superiores de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, dotado-os de competências para que, no próximo Quadro Comunitário de Apoio, possam conceber projectos de promoção regional (+ conteúdos programáticos)

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Exposição "Suggia, o violoncelo": ESE desenvolve projecto de acolhimento


Integrado na exposição "Guilhermina Suggia, o violoncelo", patente na Casa Museu Guerra Junqueiro (Porto), a ESE - Escola Superior de Educação do Porto foi convidada a desenvolver um projecto de acolhimento a crianças do 1º ciclo em visita à exposição. Como complemento a esta vista foi criado um site na internet que disponibiliza informação sobre a personalidade, a mostra e um conjunto de conteúdos com propostas de actividades para professores e alunos. A exposição estará patente até 31 de Março.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Palácios Nacionais: mudança de tutela programada


Os seis palácios nacionais anteriormente geridos pelo IPPAR passarão a estar na dependência do novo instituto - o IGESPAR - a criar pela reforma orgânica dos institutos pertencentes ao Ministério da Cultura. (+ Público)

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Silo-Espaço Cultural: exposição "Alfabeto"


A terceira exposição de uma série de seis mostras no âmbito do projecto «Idiomas», inserido num programa da Fundação de Serralves, que tem vindo a ser desenvolvido para o Silo-Espaço Cultural, será inaugurada na próxima quinta-feira, dia 8 de Fevereiro, pelas 22.00h. A mostra apresenta três centenas de fotografias das quais fazem parte trabalhos de 51 alunos de design de comunicação da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos. Até 22 de Março. (+ O Primeiro de Janeiro)

Auditório de Serralves: Encontro


No âmbito do programa paralelo à exposição "Anos 80: Lastro e Rasto" irá decorrer no próximo sábado pelas 15.00h um encontro / debate que pretende "assinalar e reflectir sobre as práticas e linguagens mais marcantes nas artes performativas em Portugal na década de 80". Serão oradores António Pinto Ribeiro e Rui Eduardo Paes. A entrada é gratuita. (+ Serralves)