skip to main |
skip to sidebar

Inaugurada a 10 de Novembro de 2006, esta mostra deverá ser a segunda mais visitada de sempre do Museu, depois da exposição de Paula Rego. Após o encerramento no próximo Domingo, espera-se um número superior a 105 mil visitantes. Ocupando uma área expositiva de 4000m2, trata-se de uma das maiores exposições apresentadas no Museu, integrando cerca de 250 obras de referência de 73 artistas de vinte países. Estão ainda representadas mais de cem colecções internacionais. (+ Primeiro de Janeiro)
O Prémio Vasco Vilalva recentemente criado pela Fundação Calouste Gulbenkian pretende distinguir anualmente "intervenções exemplares em bens móveis e imóveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do Património, no valor de 50.000€ (cinquenta mil euros)." Não poderão candidatar-se entidades tuteladas pelo Estado. As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 30 de Abril. (+ Info / Regulamento)

Inserido na IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra, o Instituto de História da Arte da faculdade de Letras de Coimbra organiza, sábado, dia 10 de Março, o colóquio «Sob o signo do Sol. Os Direitos do património: ambiente e conservação», chamando a atenção para a importância da disciplina. Na base deste colóquio está, segundo o director do IHA-FLUC, a vontade de demonstrar que a História da Arte “é uma disciplina estratégica ao conhecimento do património que se vai conservar e que a forma como esse património será tratado tecnicamente depende muito do conhecimento histórico que dele se tem". Os debates decorrerão no Anfiteatro III da FLUC e contam com um conjunto de especialistas portugueses e espanhois das áreas da conservação e legislação. (+ O Primeiro de Janeiro)
No âmbito das comemorações do 22º aniversário do IPP- Instituto Politécnico do Porto, a Biblioteca Central disponibiliza online a versão beta da Biblioteca Digital do IPP – DigIPP. Pretende-se organizar, gerir e difundir recursos virtuais de apoio ao ensino e investigação da comunidade académica IPP, incentivando a interacção com novas formas de acesso e pesquisa de conteúdos intelectuais. Divulgam-se trabalhos e projectos académicos, teses e dissertações, documentos em texto integral das Bibliotecas da Rede IPP, colecções de livro antigo, temas especiais de consulta restrita ou de raridade. (consulta)

O núcleo do Porto do Centro Nacional de Cultura promove a partir de 16 de Março um ciclo de conferências sobre diversas figuras da cultura da cidade, como Fernando Távora, António Nobre ou Sophia de Melo Breyner. A iniciativa decorrerá no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Pç. Carlos Alberto) a partir das 21.00h. (+ Programa)